Loteria Instantânea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Loteria Instantânea, também conhecida popularmente como "raspadinha", foi uma loteria criada e realizada pela Caixa Econômica Federal de 1991 a 2016.

É uma modalidade de jogo cujo resultado é imediato. O apostador saberá se o bilhete está ou não premiado raspando-se os campos encobertos do mesmo, onde estão gravadas combinações de números, símbolos ou caracteres determinantes dos prêmios.

Nesta loteria, a cada 5 bilhetes emitidos, 1 é premiado com, no mínimo, o valor de venda do bilhete.

A premiação corresponde a 42% da renda bruta.

A Loteria Instantânea Promocional, conhecida também como raspadinha promocional, é produzida em impressão gráfica, com acabamento de plastificação frente, posteriormente aplicado a massa raspavel Vifo C/ma e por término cortadas no formato desejado pelo cliente. A Raspadinha Promocional é similar a Loteria Instantânea, no entanto não é vendida, é ofertada aos consumidores de um determinado, comércio, negócios e serviços.

A Raspadinha Promocional, também premia os consumidores.

Extinção[editar | editar código-fonte]

Com o Decreto Federal nº 8.897/2016 de 7 de novembro de 2016, que revogou o Decreto nº 99.268/1990 (de criação da modalidade), a Loteria Instantânea teve seu fim oficial, sendo que a partir do dia posterior ao do decreto, as emissões das cartelas foram encerradas.[1]

Apesar de seu fim oficial ser em novembro, meses antes já era raro encontrar as raspadinhas nas Casas Lotéricas.

Referências

  1. «Loterias Caixa». loterias.caixa.gov.br. Consultado em 19 de abril de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre lotarias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.