Louis-Joseph de Montcalm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vitória de Montcalm com suas tropas em Carillon por Henry Alexander Ogden.
Montcalm no comando de suas tropas sobre as planícies de Abraham.
Aquarela de Charles William Jefferys.

Louis Joseph de Montcalm-Gozon, marquês de Montcalm 28 de fereiro de 1712 em Candiac no Gard - 14 de setembro de 1759 em Quebec1 ), senhor de Vestric-et-Candiac, La Roque-Sainte-Marguerite, Tournemire, Vestric, Saint-Julien e Arpajon, barão de Gabriac, tenente-general do exército francês na Nova França.

Participa da Guerra de Sucessão da Polônia, particularmente ao Cerco de Kehl em 1733 e do Cerco de Philippsburg em 1734. Participa também da guerra da Guerra de Sucessão Austríaca, servindo à Renânia sob o comando de Maurício de Saxe e do marechal duque de Berwick.

Em 1747, foi nomeado brigadeiro pelo rei Luis XV, sendo ferido na batalha de l'Assiette (Itália). Foi enviado ao Quebec em 1756 como comandante das tropas francesas na América do Norte durante a Guerra dos Sete Anos.

Na primavera de 1756, foi nomeado marechal de campo para as operações na Nova França, tendo sucesso em suas primeiras batalhas contra os britânicos, tendo participado da Batalha de Fort Carillon. Captura e destrói o Fort Oswego às margens do Lago Ontário. Obteve vitória em Fort William Henry em 1757 com a ajuda de seus aliados nativos ameríndios. Participa do cerco à cidade de Quebec por três meses, durante o qual foi mortalmente ferido na batalha das planícies de Abraham, perdida para os britânicos sob o comando de James Wolfe.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]