Louis Joblot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Louis Joblot (Bar-le-Duc, Meuse, 9 de agosto de 1645Paris, 27 de abril de 1723) foi um cientista francês envolvido com a teoria da origem da vida (biogenese x abiogênese).

Em 1711, o francês Louis Joblot (1645-1731) realizou um experimento no qual distribuiu, em frascos cuidadosamente limpos, caldo nutritivo preparado à base de carne e previamente fervido, de modo a matar todos os microrganismos eventualmente presentes. Alguns dos frascos foram mantidos abertos, enquanto outros foram tapados com um pergaminho (feito de pele de animal). Após alguns dias, Joblot observou os caldos dos frascos ao microscópio; no dos frascos destapados, havia uma grande quantidade de microrganismos, ausentes no caldo dos frascos tapados.

Com esse experimento, o cientista francês acreditou ter resolvido o problema da origem dos seres microscópicos. Ele concluiu que os microrganismos surgiam a partir de ´´sementes`` provenientes do ar e não pela transformação espontânea da matéria inanimada constituinte do caldo nutritivo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]