Louis Prima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Louis Prima
Informação geral
Também conhecido(a) como Rei dos Swingers (retirado do Livro das Selvas)
Nascimento 7 de Dezembro de 1910
País  Estados Unidos
Data de morte 24 de agosto de 1978 (67 anos)
Gênero(s) Jazz, Swing, Jump Blues, Pop Tradicional
Instrumento(s) Vocal, Trompete
Período em atividade 1936 - 1975
Página oficial LouisPrima.com

Louis Prima (Nova Orleans, 7 de dezembro de 1910New Orleans, 24 de agosto de 1978) foi um cantor, ator, e trompetista americano conhecido como o Rei dos Swingers.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

Prima nasceu de uma família musical em New Orleans. Sua família emigrou da Sicília, chegando aos Estados Unidos após um breve período na Argentina. Prima estudou violino por muitos anos. Seu irmão mais velho, Leon, era um destacado líder de banda do local. Prima tinha orgulho de suas origens e deixava claro em suas performances sua descendência ítalo-americana. Sua forma de cantar e tocar foi absorvida pela influencia do crescente músico da cidade Louis Armstrong, particularmente na sua voz rouca e seus scats.

Na sua infância, Prima tocou trompete com Irving Fazola, com a banda de seu irmão e outros grupos antes de formar sua própria banda , Louis Prima's New Orleans Gang. Mudou-se para Nova York em 1934, trabalhando na 52nd Street com velhos amigos de Nova Orleans como Eddie Miller (sax tenor e clarinete) e George Brunies (trombone), e alguns novos companheiros como Pee Wee Russell (clarinete). A música "Sing Sing Sing" composta por Louis Prima em 1936 tornou-se um dos maiores hits e uma das mais regravadas da era do swing; a versão de Benny Goodman no Carnegie Hall com participação de Gene Krupa na bateria tornou-se um clássico.

Prima mudou-se para Los Angeles para comandar o Famous Door, uma boate da cidade. Participou de diversos filmes em Hollywood, incluindo uma performance com Bing Crosby no filme O Último Romântico em 1936. Em 1949 passou a cantar com Keely Smith (que se tornaria sua quarta esposa, e com a qual teve duas filhas, Toni e Luanne) e mais tarde contou com o saxofonista/arranjador Sam Butera para liderar sua banda, chamada Sam Butera and the Witnesses.

Em 1959, Louis e Keely ganharam o Grammy de melhor performance de grupo ou coral por "That Old Black Magic".

Em 1967, Prima emprestou sua voz para o filme Mogli - O Menino Lobo da Disney, dublando o orangotango Rei Louie. Cantando a música "I Wan'na Be Like You" da trilha sonora original, levando-o a gravar dois álbuns com Phil Harris: The Jungle Book e More Jungle Book, pela Disneyland Records. Prima também pode ser ouvido na trilha do filme/desenho dos Flintstones, The Man Called Flintstone.

Músicas[editar | editar código-fonte]

Principais músicas gravadas:

Legado[editar | editar código-fonte]

A parceria Prima-Butera continua sendo usada por musicos atuais, incluindo David Lee Roth, que regravou "Just a Gigolo"/"I Ain't Got Nobody" nos anos 1980, e Brian Setzer, Big Bad Voodoo Daddy e outras Swing bands de 90, regravando grandes sucessos de Prima como "Jump, Jive and Wail". A banda Smash Mouth menciona seu nome na canção "Heave-Ho" (do álbum Fush Yu Mang), e faz um cover de "I Wan'na Be Like You" para a trilha de Mogli - O Menino Lobo 2. "I Wan'na Be Like You" também foi gravada por Los Lobos. Os membros sobreviventes do Bill Haley & His Comets regravaram diversas músicas de Prima, como Buona Sera, a qual dedicaram à memória de Prima.

Muitas gravções originais de Louis Prima foram usadas em filmes como Uma Mulher para Dois[vago], A Grande Noite, Mickey Olhos Azuis, e Máfia no Divã.

Butera and the Witnesses continua fazendo turnês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]