Louis Wain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Louis Wain
Louis Waint e seu gato
Nascimento 5 de Agosto de 1860
Londres,  Inglaterra
Morte 4 de julho de 1939 (78 anos)
Londres,  Inglaterra
Nacionalidade Inglês
Ocupação pintor

Louis Wain (15 de agosto de 1860 em Londres - 4 de Julho de 1939 em Londres) foi um artista britânico conhecido por seus desenhos, que caracterizavam antropomorfismo de gatos e gatinhos com grandes olhos. Louis sofria de esquizofrenia.

Desenho de gatos.

Sua vida e seu trabalho[editar | editar código-fonte]

A progressiva fuga da realidade para a fantasia está expressa nas suas pinturas. São de Louis Wain, artista plástico europeu do início do século passado. Wain, desde jovem, costumava pintar retratos de gatos para calendários, álbuns, cartões-postais, etc. Aos 57 anos, sua vida e sua arte apresentavam sintomas de psicose. Passou os últimos 15 anos da vida em instituições psiquiátricas. Os retratos dos gatos que pintava, tomaram uma forma ameaçadora. Reveladores de seu estado psicótico são os olhos dos gatos, que miram fixamente com hostilidade, mesmo num de seus primeiros desenhos desta fase (primeira imagem). O psicótico geralmente acha que o mundo crava nele olhares hostis. Outro sinal é a fragmentação do corpo. As imagens do corpo sofrem uma estranha transformação na psicose e quase sempre são representadas com distorção, aproximando-se da forma de um fractal.

Períodos[editar | editar código-fonte]

Os trabalhos de Louis Wain tiveram duas fases. Na primeira, um trabalho normal. Na segunda, algo psicótico e assustador.
Fase normal
Fase Psicótica

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons