Louise Homer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Louise Homer
Louise Homer
Nascimento Louise Dilworth Beatty
30 de abril de 1871
Pittsburgh
Morte 6 de maio de 1947 (76 anos)
Winter Park
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Sidney Homer, Sr.
Filho(a)(s) Anne Homer, Sidney Homer, Joy Homer
Ocupação atriz, cantora de ópera, atriz de teatro
Instrumento voz

Louise Homer (Pittsburgh, 30 de abril de 1871 - Winter Park, 6 de maio de 1947) foi uma cantora lírica norte-americana, uma das principais contraltos da primeira metade do século XX.[1]

Nascida Louise Dilworth Beatty em Pittsburgh, no estado americano de Pennsylvania. Casou-se em 1895 com o compositor Sidney Homer, também americano; após estudar na Filadélfia, Boston e Paris fez a sua estréia em 1898, na cidade de Vichy, França, no papel de Leonora, na ópera La favorita, de Gaetano Donizetti. Apareceu em teatros como a Royal Opera House, de Covent Garden, em Londres, e no Théâtre Royal de la Monnaie, de Bruxelas, de 1900 a 1919, e cantou, em 1927, no Metropolitan Opera, de Nova York. Juntou-se à Civic Opera Company, de Chicago, na década de 1920, cantando subsequentemente em San Francisco e Los Angeles.

Louise desenvolveu uma voz de contralto incomumente rica, e destacou-se por papéis como Amnéris, na Aida de Giuseppe Verdi, Orfeo em Orfeo ed Euridice, de Christoph Gluck, e Dalila, em Samson et Dalila, de Camille Saint-Saëns. Gravou extensivamente para gravadoras como Victor Records e Columbia Records, nas primeiras décadas do século. Diversos papéis foram criados para ela, como a Bruxa em Hansel and Gretel, de Engelbert Humperdinck, e o papel principal de Mona, de Horatio Parker.

O compositor Samuel Barber era seu sobrinho. Morreu na Flórida, em 1947.

Referências

  1. Britannica, "Louise Homer"

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]