Lourdes (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lourdes (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível
Vista de prédios do bairro, através da avenida do Contorno.

Lourdes é um bairro nobre, de classe média alta e alta, de Belo Horizonte e fica na região central da cidade, ao lado da Savassi - parte nobre, do Centro - parte mais classe média, do Santo Antônio, da Cidade Jardim e do Santo Agostinho.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Fundado oficialmente em meados da década de 30, o bairro de Lourdes, localizado na região Centro - Sul começou a surgir bem antes, sob a proteção da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1923. O bairro consta do projeto original de Belo Horizonte, no qual a cidade tinha a área urbana limitada pela Avenida do Contorno.

Conta-se que o bairro teria sido criado para abrigar as classes mais abastadas de Belo Horizonte que, inicialmente, haviam habitado a região da Cidade Jardim já saturada. [2]

Inicialmente repleto de casas, o bairro foi modificando aos poucos sua natureza, acompanhando o crescimento de Belo Horizonte. Porém, mantém diversos casarões imponentes e valorizados. Estima-se que seja o metro quadrado mais caro de Belo Horizonte para quem deseja comprar um apartamento ou imóvel.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

O bairro é hoje o mais valorizado para se comprar ou alugar um imóvel, juntamente do vizinho Santo Agostinho e o jovem e luxuoso Belvedere. Lourdes se difere deste último, por ser considerado, culturalmente, como um bairro de "velho dinheiro", suas famílias, em geral, são antigas e nobres vindas do Cidade Jardim e que cresceram e criaram um nome de sucesso e sofisticação por toda a cidade. Possui um dos índices sociais mais elevados do estado e tem uma rede de serviços de altíssimo padrão, contando com lojas, restaurantes, shoppings, academias reconhecidas nacionalmente por seu bom gosto de refinamento. Nas ruas Santa Catarina, Bárbara Heliodora, Marília de Dirceu, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, "região de ouro", estão localizadas a maioria dos servições que atendem os exigentes moradores dos mais caros, luxuosos e exclusivos prédios de condomínios da capital mineira. O Lourdes, assim como o Funcionários, Cidade Jardim e Santo Agostinho, são popularmente tidos, há um século, como as residências da nobre elite belorizontina.

Atualmente é caracterizado pela presença de edifícios residenciais de luxo, lojas, bares e restaurantes.

A beleza da região, as ruas arborizadas e a localização privilegiada são características que ainda hoje fazem do Lourdes um dos espaços mais disputados da capital. Grandes jardins continuam a embelezar a fachada dos prédios luxuosos e ruas com passeios largos dão uma característica diferenciada ao projeto urbanístico local.

Localização[editar | editar código-fonte]

A localização privilegiada e a proximidade com a Savassi fizeram do Lourdes um pólo de luxo e glamour. Restaurantes premiados pela crítica e público, como Favorita, Taste Vin, Pizzaria Marília, D’artagnan, Maria de Lourdes, Ah! Bom e Specialli, dentre outros, se instalaram por lá e atendem primorosamente a paladares refinados e gostos exigentes. É também no Lourdes que estão as lojas mais requintadas de Belo Horizonte, que vão de antiquários como o Marco Grilli e o Via Marília, a móveis de designer moderno, passando pelo melhor da moda mineira às grifes internacionais, como Bárbara Bella, Via Della Spiga, Vila Vitinni, McGuia, Um, deux, Trois, entre outras. Supermercados, o Shopping Diamond Mall com produtos e serviços sofisticados e bares tradicionais como o Tip Top, o Tizé e o Bar do Lopes, também se distinguem neste cenário, além de escolas tradicionais como a Faculdade Metodista Izabella Hendrix.

Na divisa com o Centro, tem partes mais velhas, prédios comuns, com quatro apartamentos por andar, assim não é um bairro só de luxo, mas de classe média também, porém não tem favelas por perto e mesmo nessa região tem um metro quadrado caro.

Principais pontos comerciais e financeiros[editar | editar código-fonte]

Lazer, esporte e educação[editar | editar código-fonte]

Entrada no Colégio Estadual Central, atual Governador Milton Campos.

Principais vias[editar | editar código-fonte]

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências