Loureiro (casta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Loureiro
Espécie: Vitis vinifera
Outros nomes: loureira
Origem:  Portugal
Cultivo: Portugal
Espanha
Cor da uva: branca

Loureiro ou loureira é uma casta de uva branca portuguesa originária no vale do rio Lima e cultivada em quase toda a região dos Vinhos Verdes. É uma casta muito produtiva, mas só recentemente foi reconhecida como uma casta nobre. [carece de fontes?]

Características[editar | editar código-fonte]

Os cachos da casta Loureiro são grandes e não muito compactos, enquanto os bagos são médios de tamanho uniforme e de cor amarelada ou esverdeada.

A casta Loureiro produz vinhos de elevada acidez e com aromas florais, minerais e frutados muito acentuados. Além de originar vinhos "monovarietais" (uma só casta) é frequentemente combinada com as castas Trajadura e Arinto.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.