Lourenço Ortigão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lourenço Ortigão
Nome completo Lourenço Osório de Aragão Ortigão Pinto
Nascimento 09 de agosto de 1989 (25 anos)
Lisboa
 Portugal
Ocupação 2009–presente (ator)
2014 (concorrente no programa Dança com as estrelas, da TVI)
IMDb: (inglês)

Lourenço Osório de Aragão Ortigão Pinto (Lisboa, 9 de Agosto de 1989) é um ator português.

Família[editar | editar código-fonte]

Segundo filho de Amílcar Nuno Ortigão da Silva Pinto (Lisboa, São Sebastião da Pedreira, 14 de Maio de 1957), Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, primo-sobrinho-bisneto em 2.º grau de Ramalho Ortigão e primo em 3.º grau e primo-tio em 5.º grau de Luís Fazenda, e de sua mulher (Lisboa, São Sebastião da Pedreira, 9 de Setembro de 1983) Maria Carolina de Sousa Machado Osório de Aragão (Beira, 29 de Maio de 1963), cronista social, trineta do 2.º Visconde de Vila Garcia, sobrinha-trineta do 2.º Visconde de Bouça e tetraneta do 4.º Visconde de Montalegre. São seus irmãos mais velhos Duarte Nuno Osório de Aragão Ortigão Pinto (Lisboa, 10 de Agosto de 1984) e Tomás Maria Osório de Aragão Ortigão Pinto (Lisboa, 30 de Outubro de 1985).[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Morador em Sintra, frequentou o curso de Gestão, até 2009, ano em que fez um casting para os Morangos com Açúcar, Série VII, tendo sido escolhido para protagonista, em conjunto com aquela que viria a ser a sua namorada, Sara Matos . Com esta série tornou-se reconhecido pelo público e um dos atores mais promissores da televisão portuguesa, assinando contrato de exclusividade com a TVI. Fez parte do elenco da telenovela Remédio Santo em 2011 com o papel de Miguel pelo qual recebeu bastantes elogios e entrou no filme "Morangos com Açucar", um filme que reúne muitas personagens da conhecida série. Seguiu-se a novela Doida por Ti onde interpretou Beto. Foi um dos protagonistas da novela Belmonte (TVI) onde desempenhou o papel de Lucas Belmonte juntamente com João Catarré, Diogo Amaral, Marco D'Almeida, Filipe Duarte entre outros.

Lourenço Ortigão e Sara Matos, são dos atores mais promissores da sua geração, tendo ambos dado bastantes provas do seu talento. Viveram juntos durante quase cinco anos e a cumplicidade e amor que os une, contagia os milhares de fãs que seguem as suas carreiras. Em Junho de 2014, surgiram notícias de que o casal estaria separado, o que deixou milhares de fãs tristes, já que eram dos casais mais queridos do público. Nunca confirmaram publicamente a separação, dando sempre a entender que estaria tudo bem. Ainda assim, é inevitável pensar num sem o outro e há pessoas que nasceram para estarem juntas. A reconciliação pode e deve estar a caminho.

Lourenço, foi o vencedor da 2ªedição do programa Dança com as estrelas. Esta vitória poderia estar já ironicamente destinada porque, curiosamente, quem venceu a 1ªedição foi Sara Matos. Só pode ser um sinal de que realmente devem estar juntos.

Em Novembro, arrancam as gravações do seu próximo projeto, de nome provisório "Flor de Angola"[2] . Lourenço Ortigão vai protagonizar a história, ao lado de Rita Pereira, Alexandra Lencastre e Ana Sofia Martins. A trama vai desenrolar-me entre Angola e Portugal. A estreia está prevista para o início de 2015.

ANO PAPEL TÍTULO NOTAS CANAL

Notas

2015 N.D. "Flor de Angola" Protagonista TVI Par romântico com Rita Pereira
2014 Ele próprio Dança com as estrelas Concorrente TVI Vencedor
2013-2014 Lucas Belmonte Belmonte Protagonista TVI Par romântico com Maria Sousa
2012-2013 Alberto Lopes [Beto] Doida por Ti Elenco principal TVI Par romântico com Gabriela Barros
2011-2012 Miguel Monforte Remédio Santo Elenco principal TVI Par romântico com Joana Solnado
2010 Rui Oliveira Morangos com Açúcar VII - Vive o teu Verão Protagonista TVI Par romântico com Sara Matos
2009-2010 Rui Oliveira Morangos com Açúcar VII - Vive o teu Talento Protagonista TVI Par romântico com Sara Matos

Cinema[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

  • 2011 - Morangos com Açúcar - Escola de Talentos
  • 2010 - Morangos com Açúcar - Escola de Talentos Vol.2
  • 2012 - Morangos com Açucar - O Filme, CD

Referências

  1. "A Família Ramalho Ortigão", Rodrigo Ortigão de Oliveira, Edição do Autor, 1.ª Edição, Porto, 2000, p. 93
  2. A Televisão | Nova novela da TVI já tem nome provisório.