Lovisa Augusti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lovisa Augusti
Nome completo Ester Solomon
Nascimento 1756
 Alemanha
Morte 25 de junho de 1790
Estocolmo
 Suécia
Nacionalidade alemã Alemanha
Ocupação cantora, atriz

Lovisa Sofia Augusti, nascida Ester Salomon (Alemanha, 1756 - Estocolmo, 25 de junho de 1790) foi uma cantora de ópera, atriz e membro da Real Academia Sueca de Música.[1]

Biography[editar | editar código-fonte]

Filha de Israel Salomon, um musico judeu viajante da Alemanha, já havia feito para si um nome como cantora ainda na infância, em Gotemburgo, Suécia. Converteu-se ao cristianismo em 1767, quando recebeu o nome de batismo de Lovisa Sofia Salmoni. Sua conversão ocorreu junto a do irmão, que era violinista, para evitar as regulamentações dos artistas não-cristãos.

Aos 17 anos, como protegida da esposa do General von Kaulbar, cantou para o rei Gustavo III da Suécia em Kristianstad, que ficou tão impressionado com sua perfomance que deu-lhe um lugar na Royal Swedish Opera, em Estocolmo. Casou-se nesta época, e a seu marido, F.B. Augusti, que também era um violinista, foi dada uma posição da capela real; Seu irmão manteve esta mesma posição até 1812.

Era a substituta da grande prima donna Elisabeth Olin quando esta adoecia ou tinha que se afastar devido a maternidade, mas quando Olin aposentou-se em 1784, esta foi substituida por Caroline Halle-Müller, e não por Lovisa Augusti. Augusti permaneceu na Ópera, e em 1788 foi eleita para a Real Academia Sueca de Música. Faleceu dois anos depois, com apenas 33 anos de idade.

Em sua aparência pessoal, era descrita como pequena e bela, e era comumente chamada de "Lilla fru Augusti" ("Pequena Senhora Augusti"). Foi considerada uma das maiores cantoras da Suécia em seu tempo.

Referências

  1. Lovisa Sofia Augusti Projekt Runenberg.. Página visitada em 28/08/2009. (em sueco)
Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.