Low Pin Count

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Interface Low Pin Count IT8705F. Envolvido no controle de velocidade de ventoinha, gerenciamento de drive e teclado, leitor de smart cards, interface MIDI e muitas outras tarefas[1] .

O barramento Low Pin Count ou barramento LPC, é usado em PCs para conectar dispositivos com frequência de operação baixa à UCP, tais como a ROM de inicialização e os dispositivos de E/S "herdados" (através de um chip Super I/O). Os dispositivos E/S "legacy" incluem geralmente portas seriais e paralela, teclado, mouse, controlador de disquete e — mais recentemente — o Trusted Platform Module. As conexões físicas do LPC geralmente estão ligadas ao chip southbridge numa placa-mãe de PC.

Características[editar | editar código-fonte]

O barramento LPC foi introduzido pela Intel em 1998 como substituto do barramento ISA. Ele se assemelha ao ISA em termos de software, embora fisicamente seja bastante diferente.

A especificação LPC define sete sinais obrigatórios exigidos para transferência bidirecional de dados. Quatro destes sinais carregam os endereços multiplexados e dados. Os outros três são sinais de controle (frame, reset e clock).

Os seis sinais opcionais definidos na especificação podem ser usados para suporte de interrupção, acesso direto a memória, "despertar" o sistema após um período de baixo consumo de energia ("hibernação") e na notificação aos periféricos LPC de que a energia logo será cortada.

A taxa de transferência de leitura de entrada/saída do LPC de 33,3 MHz, é de 16,67 MiB/s.

A principal vantagem do LPC é que ele exige somente sete sinais e é portanto fácil de encaminhar em placas-mãe modernas, que são frequentemente um tanto superpovoadas. Um circuito integrado usando LPC precisará de 30 a 72 pinos a menos do que seus equivalentes ISA. A freqüência de clock foi escolhida para combinar com a do barramento PCI, para facilitar a integração de ambos. Também, o LPC foi planejado como um barramento de uso exclusivo da placa-mãe. Nenhum conector é definido, e não existem placas de expansão de periféricos LPC à venda.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.