Lowell Observatory Near-Earth-Object Search

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Lowell Observatory Near-Earth-Object Search[1] (LONEOS) é um programa dirigido pela NASA e pelo Observatório Lowell cuja missão é localizar objectos espaciais em órbitas próximas da Terra (original: Near Earth Objects).[2] O programa iniciou as suas observações em dezembro de 1997.

O LONEOS usa um telescópio com um espelho principal com uma abertura de 0.6m, que permite ter um campo de visão de aproximadamente 3 graus de céu. A taxa de rastreio é de aproximadamente 1.000 graus quadrados por noite (consegue cobrir todo o céu em cerca de 1 mês). O CCD tem detectado asteroides até uma magnitude visual de apenas 19,8.

O manuseamento do telescópio é assegurado por computadores utilizando software desenvolvido para o efeito. Para além de descobrir milhares de asteroides, o programa LONEOS também descobriu os cometas 150P/LONEOS e159P/LONEOS.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Koehn, B. W.; Bowell, E. L. G. (1 de outubro de 2000). «Lowell Observatory Near-Earth-Object Search Enhancements». 14.03 páginas. Consultado em 14 de outubro de 2023 
  2. https://asteroid.lowell.edu/asteroid/loneos/loneos1.html