Luís (prenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Luís[1] é um prenome da onomástica da língua portuguesa cuja origem procede do francês antigo Looïs (francês moderno Louis), que por sua vez deriva do prenome germânico de tradição merovíngia Hludwig, latinizado em Clodovicus e, posteriormente, em Ludovicus. A forma germâncica Hludwig é composta de hlud, "fama" e wig ("guerra"), o que poderia ser interpretado como "célebre guerreiro" ou "famoso na batalha".

O seu feminino é Luísa.

O prenome "Luís" popularizou-se na Península Ibérica a partir do fim do século XIII em razão do prestígio do rei da França, Luís IX (1214-1270), mais conhecido como São Luís, canonizado em 1297, cuja festa se celebra no dia 25 de agosto.

No total, mais de dezoito reis da França levaram o prenome "Luís" e há mais de vinte santos assim chamados, como São Luís Gonzaga.

É também muito frequente o emprego de "Luís" em prenomes compostos, como "André Luís", "José Luís", "Luís Carlos", "Luís Paulo", "Luís Inácio", "Luís Pedro", "Luís Fernando", "Luís Filipe" ou "Luís Antônio". Os seus hipocorísticos são também abundantes, como "Luisinho", "Lula", "Lucho" etc.

Nota

Também são comuns, especialmente no Brasil, as grafias arcaizantes Luiz e Luiza, desviantes da ortografia atual.

Ver também[editar | editar código-fonte]