Luís Muriçoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Luís Alves de Assis)
Luís Muriçoca
Nascimento 1920
Salvador
Morte 2002 (81–82 anos)
Cidadania Brasil
Ocupação líder religioso

Luís Alves de Assis ou Luís Muriçoca (Salvador, 1920 – 2002 ), babalorixá do candomblé, conhecido por seu conhecimento da tradição do Terreiro do Gantois.[1] Sua casa, Ilê Axê Ibá Ogun, está localizada em Vasco da Gama, Salvador, Bahia.[2] É mais conhecido como Luís da Muriçoca porque seu terreiro localiza-se no Vale da Muriçoca, Salvador. É filho de Virgílio Alves de Assis, que também era do candomblé.

  • Participou no filme Tenda dos Milagres de Nelson Pereira dos Santos, baseado no romance homónimo de Jorge Amado, onde fez o papel do babalorixá Procópio d'Ogum,[3] e gravou alguns álbuns com cantigas de candomblé.
  • Em 20 de junho de 1994 no Jornal Bahia Hoje, Walter Pontes escreveu uma matéria sobre o risco de deslisamento de uma encosta nos fundos do terreiro Ilê Axé Ibá Ogum fundado a mais de um século no Vale da Muriçoca em virtude das chuvas. Conta que o babalorixá Luís da Muriçoca com 75 anos, mora no terreiro com sua mulher e sete filhos. Amigo íntimo de Jorge Amado há cerca de 20 anos, que foi citado em vários de seus lívros, chegou a receber uma carta de recomendação de Jorge endereçada a prefeita Lídice da Mata, "ela mandou dizer que viria aqui falar comigo pessoalmente, mas até agora só recebi promessas" reclama, "sofro de pressão e não tenho tido descanso" disse pai Luís ao reporter.[4]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 6 de março de 2008. Arquivado do original em 31 de março de 2008 
  2. http://www.bahia-online.net/Candomble.htm
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 6 de março de 2008. Arquivado do original em 8 de novembro de 2007 
  4. Jornal Bahia Hoje

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre candomblé é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.