Luís Buchinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís Buchinho na Exponor em 2012.
Desfile Luís Buchinho na ModaLisboa

Luís Miguel Ferreira Buchinho (Setúbal, 3 de setembro de 1969) é um estilista português reconhecido pelo seu trabalho a nível nacional e internacional.

Em 1985 fixa residência no Porto, frequentando o curso de design de moda no CITEX, concluído em 1989, ano em que iniciou o seu relacionamento com a empresa JOTEX, com um estágio, onde acabou por permanecer como designer. Luís participou ainda, no início da sua carreira, em vários concursos de jovens criadores onde teve grande destaque. Em 1990, Luís Buchinho vence o Concurso de Jovens Criadores da Portex, bem como o Prémio Agulha de Ouro, atribuído pela Academia de Braga. Ainda nesse ano, esteve presente, na categoria de jovem talento, na Moda Lisboa, começando a leccionar Ilustração de Moda na Academia de Moda do Porto. No ano seguinte, o jornal Se7e atribuiu-lhe o prémio relativo ao mais promissor estilista do ano.

O ano de 1992 marca a sua primeira incursão no estrangeiro, estando presente na Bienal de Jovens Criadores do Mediterrâneo, em Florença. Participa, desde 1994, em vários eventos de moda como criador convidado: o Portugal Fashion, o Porto de Moda e o Moda Lisboa. Desde 1998, tem participado em vários desfiles internacionais, como na São Paulo Fashion Week, na Sixth Fashion Week, em Nova Iorque, e no calendário oficial da Semana da Moda de Paris, na qual mantém uma presença assídua desde então.

Em 2004 participou na emissão filatélica "Moda Portuguesa", com a elaboração de um selo, para os CTT Correios de Portugal. [1]

Em 1999, na Moda Lisboa, recebe o prémio para a Melhor Colecção Feminina, tendo sido galardoado com o prémio de Melhor Criador. Em 2010 foi distinguido com o prémio de Melhor Criador de Moda na primeira edição dos Fashion Awards Portugal, promovidos pela Fashion TV Ibérica e, em 2011, viu o seu trabalho ser novamente reconhecido ao vencer o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Estilista [2]. Depois de haver sido nomeado, em 2011, para a categoria de Melhor Criador dos Fashion Awards Portugal, promovidos pela Fashion TV Ibérica, viria a novamente a ser galardoado com este prémio em 2012 [3].

Nota[editar | editar código-fonte]

  • Num acto de reconhecimento do seu trabalho, a Câmara Municipal de Setúbal distinguiu o estilista Luís Buchinho, no dia de Bocage (15 de Setembro de 2008), com a "Medalha de Honra da Cidade". [4]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]