Luís Fernando da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís Fernando da Prússia
Príncipe da Prússia
Chefe da Casa de Hohenzollern
Reinado 20 de julho de 1951
a 26 de setembro de 1994
Predecessor Guilherme, Príncipe Herdeiro da Alemanha
Sucessor Jorge Frederico da Prússia
Cônjuge Kira Kyrillovna da Rússia
Descendência
Frederico Guilherme da Prússia
Miguel da Prússia
Marie-Cécile da Prússia
Kira da Prússia
Luís Fernando da Prússia Jr.
Cristiano Sigismundo da Prússia
Xenia da Prússia
Nome completo
Luís Fernando Vitor Eduardo Alberto Michael Humberto
Casa Hohenzollern
Pai Guilherme, Príncipe Herdeiro da Alemanha
Mãe Cecília de Mecklemburgo-Schwerin
Nascimento 9 de novembro de 1907
Potsdam, Império Alemão
Morte 26 de setembro de 1994 (86 anos)
Hechingen, Alemanha
Enterro Maio de 1951
Bremen, Alemanha
Religião Luterana

Luís Fernando, Príncipe da Prússia (Ludwig Ferdinand Viktor Eduard Albert Michael Hubertus), (9 de novembro de 1907 - 26 de setembro de 1994) foi um membro da família Hohenzollern, pretendente ao trono abolido da Alemanha, um opositor fervente do Partido Nazi e promotor de Artes.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Luís Fernando nasceu em Potsdam no terceiro lugar da sucessão para o trono do Império Alemão a ser seguir ao seu pai e ao irmão mais velho. A monarquia foi abolida após a Revolução Alemanha de 1918. Quando o irmão mais velho de Luís Fernando, o príncipe Guilherme, renunciou aos seus direitos à sucessão para se casar com uma plebeia em 1933, Luís tomou o seu lugar.

Luís Fernando foi educado em Berlim e desviado da tradição familiar de ter uma carreira militar. Em vez disso viajava extensivamente, chegando a viver por algum tempo em Detroit onde se tornou um bom amigo de Henry Ford e conheceu Franklin Delano Roosevelt, entre outros. Tinha um grande interesse por engenharia.

Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Quando foi chamado de volta para a Alemanha após o casamento do irmão, envolveu-se na indústria de aviação alemã, mas foi impedido por Hitler de ter qualquer participação nas atividades militares do exército. Luís desassociou-se dos Nazista depois disto. Embora não estivesse envolvido no golpe de 20 de julho contra Hitler em 1944, foi interrogado pela Gestapo imediatamente depois.

Últimos anos e morte[editar | editar código-fonte]

Em 1951 morreu seu pai, o antigo príncipe herdeiro do Império Alemão. Ele foi chefe dos Hohenzollern desde 1941, quando o último kaiser (avô de Luís Fernando) morreu. Luís Fernando foi chefe da dinastia até 1994, quando morreu e foi sucedido por seu neto Jorge Frederico.

Após a reunificação da Alemanha, Luís Fernando conseguiu que os restos mortais de vários membros da sua família fossem enterrados no jazigo da família em Potsdam.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Casou-se com a grã-duquesa Kira Kyrillovna da Rússia em 1938, primeiro com uma cerimónia ortodoxa em Potsdam e depois uma luterana em Huis ten Doorn, Países Baixos. Kira era a segunda filha do grão-duque Kyril Vladimirovich e da princesa Vitória Melita de Saxe-Coburgo-Gota. O casal teve quatro filhos e três filhas. Os dois filhos mais velhos renunciaram aos seus títulos para casar com plebeias. O seu terceiro filho e herdeiro, o príncipe Luís Fernando, morreu em 1977 durante manobras militares e, então, o seu filho de 18 anos, Jorge Frederico, tornou-se imediatamente guardador do trono.

Referências

==

Commons
O Commons possui multimídias sobre Luís Fernando da Prússia


Luís Fernando Vitor Eduardo Alberto Michael Humberto
Casa de Hohenzollern
7 de novembro de 1907 - 26 de setembro de 1994
Precedido por:
Guilherme, Príncipe Herdeiro da Alemanha
Hohenzollern Haus Wappen.svg

Chefe da Casa de Hohenzollern

4 de junho de 1941 - 20 de julho de 1951
Sucedido por:
Jorge Frederico da Prússia