Luís Filipe I, Duque d'Orleães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís Filipe I, Duque d'Orleães

Luís Filipe I d'Orleães, (Versalhes, 12 de maio de 1725Seine-et-Marne, 18 de novembro de 1785) duque d'Orleães. Filho de Luís d'Orleães, nascido no palácio de Versalhes, tendo sido o duque de Chartres até a morte de seu pai em 1752.

Serviu o exército francês em duas ocasiões: na Guerra de Sucessão Austríaca, distinguindo-se nas campanhas de 1742 a 1745, em especial na batalha de Fontenoy, e tendo sido reformado em 1757, quando se retira do serviço militar e assume uma carreira teatral e atividades na sociedade de homens letrados.

Louise-Henriette de Bourbon, Mademoiselle de Conti, (Gemälde von Jean-Marc Nattier, Metropolitan Museum of Art in New York)

Casou-se com Luísa Henriqueta de Bourbon, (17261759), que deu à luz Luís Filipe José, duque d'Orleães, e Batilda (17501822), que se casou com Luís Henriqe II de Bourbon, último duque de Bourbon. Casou-se morgânicamente mais uma vez anos depois, com Carlota Joana Béraud de la Haye de Riou, marquesa de Montesson, mulher esclarecida e autora dalgum renome. Como dote de casamento ela recebeu o castelo de Sainte-Assise, onde Luís Filipe vivera até o fim de seus dias. Geraram-se dois filhos das segundas núpcias: o abade de Saint-Far e o de Saint-Albin.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • HERMAND, J., L'Automne d'un prince, 1910; uma coleção de correspondências trocadas entre o duque e sua segunda esposa.
Precedido por
Luís
Duque de Orleães
Coat of arms of the Duke of Orléans (as prince of the blood).png

16601701
Sucedido por
Luís Filipe II