Luís II de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Luís II
Grand Royal Coat of Arms of France.svg
Rei dos Francos
Louis II of France.JPG
Luís II, o Gago
Governo
Reinado 877 a 879
Coroação 8 de Dezembro de 877
Antecessor Carlos II
Sucessor Carlomano II e Luís III
Dinastia Carolíngia
Vida
Nascimento 1 de Novembro de 846
Morte 10 de Abril de 879 (32 anos)
Pai Carlos II

Luís II, o Gago (1 de Novembro de 84610 de abril de 879), Louis le Bègue, foi rei de França entre 877 e a sua morte. Pertencente à dinastia carolíngia, era filho de Carlos II e Ermentrude de Orléans.

Casou-se três vezes e teve quatro filhos. Com a sua primeira mulher, Ansgarde de Borgonha, teve dois filhos, Luís III e Carlomano, ambos Reis de França. Com a segunda mulher, Adelaide Judith de Paris, teve uma filha, Ermentrude, princesa dos Francos Ocidentais. Com a terceira mulher, Luitgarde da Saxónia, teve um filho, Carlos III, rei da França e rei dos Francos Ocidentais.

Luís o Gago seria físicamente débil e morreu apenas dois anos depois do seu pai. Quase não teve impacto na política. Com a sua morte, os seus reinos foram divididos entre dois dos seus filhos, Carlomano e Luís III.

Território de Luís II, Gago em 877.
Precedido por
Carlos II
Rei de França
877 — 879
Sucedido por
Carlomano e Luís III