Luís Rudolfo de Brunsvique-Luneburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís Rudolfo
Duque de Brunswick-Wolfenbüttel
Louis Rudolph duke of Brunswick-Wolfenbüttel.jpg
Luís Rudolfo
Governo
Consorte Cristina Luísa de Oettingen-Oettingen
Vida
Nascimento 22 de Julho de 1671
Morte 1 de Março de 1735 (63 anos)
Filhos Isabel Cristina de Brunswick-Wolfenbüttel
Carlota Augusta de Brunswick-Wolfenbüttel
Carlota Cristina de Brunswick-Wolfenbüttel
Antónia Amália de Brunswick-Wolfenbüttel
Pai António Ulrich de Brunsvique-Luneburgo
Mãe Isabel Juliana de Schleswig-Holstein-Sønderburg-Nordborg

Luís Rudolfo de Brunsvique-Luneburgo (22 de Julho de 1671 - 1 de Março de 1735) governou o principado de Wolfenbüttel, uma subdivisão do ducado de Brunswick de 1731 até à sua morte.

Família[editar | editar código-fonte]

Luís Rudolfo era o filho mais novo do duque António Ulrich de Brunsvique-Luneburgo e da princesa Isabel Juliana de Schleswig-Holstein-Sønderburg-Nordborg. Os seus avós paternos eram o duque Augusto, o Jovem de Brunswick-Wolfenbüttel e a princesa Sofia Doroteia de Anhalt-Zerbst. Os seus avós maternos eram o duque Frederico de Schleswig-Holstein-Sønderburg-Nordborg e a princesa Leonor de Anhalt-Zerbst.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Luís Rudolfo tornou-se general-major ao serviço do sacro-imperador Leopoldo I em 1690 e chegou a ser capturado durante uma batalha em França. Depois de ser libertado no mesmo ano, o seu pai ofereceu-lhe o condado de Blankenburg, violando a lei de primogenitura.

Em 1707, Blankenburg foi elevado a principado do Sacro Império Romano-Germânico, o que fez com que Luís Rudolfo se tornasse príncipe governante antes do seu irmão mais velho, o duque Augusto Guilherme de Brunswick-Wolfenbüttel.

Quando Augusto Guilherme morreu em 1731, Luís Rudolfo também herdou Wolfenbüttel. Depois de o seu irmão ter quase arruinado o estado, Luís Rudolfo conseguiu recuperar as suas finanças.

Luís Rudolfo só teve filhas, pelo que o principado de Wolfenbüttel foi herdado pelo seu primo, o duque Fernando Alberto II de Brunswick-Wolfenbüttel, casado com a sua filha mais nova, Antónia Amália.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Luís Rudolfo casou-se com a princesa Cristina Luísa de Oettingen-Oettingen no dia 22 de Abril de 1790. Tiveram quatro filhas:

Referências

  1. Jirí Louda and Michael MacLagan, Lines of Succession: Heraldry of the Royal Families of Europe, 2nd edition (London, U.K.: Little, Brown and Company, 1999), table 84.