Luís Teixeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís Teixeira
Morte 1604
Cidadania Reino de Portugal
Ocupação cartógrafo, matemático, ilustrador científico
Religião Igreja Católica
Açores Isulae. Luís Teixeira e Abraham Ortelius, 1584
Brasil: Capitanias hereditárias. Luís Teixeira. Roteiro de todos os sinais…, c. 1586. Lisboa, Biblioteca da Ajuda

Luís Teixeira (século XVI) foi um cartógrafo português. Colaborou com Abraham Ortelius no Theatrum Orbis Terrarum. Pertenceu a uma destacada família de cartógrafos cuja actividade se estende desde meados do século XVI até ao fim do século XVIII, incluindo o seu pai Pero Fernandes, o irmão Domingos Teixeira, seus filhos João Teixeira Albernaz, o Velho e Pedro Teixeira Albernaz, entre outros.

Terá sido o primeiro a utilizar linhas isogónicas.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho do cartógrafo Pero Fernandes, após ser examinado pelo cosmógrafo-mor Pedro Nunes obteve a licença para fazer cartas e instrumentos náuticos em 1596 e exerceu o cargo de cosmógrafo do Reino de Portugal. Foi pai de João Teixeira Albernaz, o velho e de Pedro Teixeira Albernaz, também cartógrafos.

São conhecidos 15 mapas de sua autoria. Luís Teixeira foi pioneiro na cartografia dos Açores e em 1575 esteve no Brasil. Manteve contactos intensos com cartógrafos neerlandeses como Jodocus Hondius e Abraham Ortelius, com quem contactou desde 1582. Ortelius era desde 1675 geógrafo de Filipe II de Espanha. Durante a Dinastia Filipina (1580-1640) trabalharam em conjunto, sendo o seu primeiro trabalho o mapa da ilha Terceira, nos Açores.

Numa carta datada de 2 de fevereiro de 1592 Teixeira enviou a Ortelius duas peças com as descrições da China e Japão. O mapa do Japão e da Coréia foi utilizado no atlas Theatrum Orbis Terrarum de 1595. A fonte de Luís Teixeira seria possivelmente o trabalho de jesuítas, embora não existam provas. Baseado nesses dados Ortelius produziu o mapa da Coreia como uma ilha e do Japão, a que chamou Iaponiae insulae Descriptio.[2][3] Foi o primeiro mapa em separado do Japão, e utilizado pelos europeus como o mapa padrão do Japão até 1655, ao mapa de Martino Martini.

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Luís Teixeira