Luís VIII de Hesse-Darmstadt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís VIII
Conde de Hesse-Darmstadt
Landgraf Ludwig VIII. von Hessen-Darmstadt.JPG
Luís VIII
Governo
Consorte Carlota de Hanau-Lichtenberg
Vida
Nascimento 5 de Abril de 1691
Darmstadt, Hesse-Darmstadt
Morte 17 de outubro de 1768 (77 anos)
Filhos Luís IX de Hesse-Darmstadt
Jorge Guilherme de Hesse-Darmstadt
Carolina Luísa de Hesse-Darmstadt
Pai Ernesto Luís de Hesse-Darmstadt
Mãe Doroteia Carlota de Brandemburgo-Ansbach

Luís VIII (5 de abril de 1691 - 17 de outubro de 1768) foi o conde de Hesse-Darmstadt de 1739 a 1768. Filho do conde Ernesto Luís de Hesse-Darmstadt e da marquesa Doroteia Carlota de Brandemburgo-Ansbach.

Família[editar | editar código-fonte]

Luís VIII foi o segundo filho, primeiro varão, do conde Ernesto Luís de Hesse-Darmstadt e da marquesa Doroteia Carlota de Brandemburgo-Ansbach. Os seus avós paternos eram o conde Luís VI de Hesse-Darmstadt e a duquesa Isabel Doroteia de Saxe-Gota-Altemburgo. Os seus avós maternos eram o marquês Alberto de Brandemburgo-Ansbach e a princesa Sofia Margarida de Oettingen-Oettingen.[1]

Reinado[editar | editar código-fonte]

Devido à sua paixão pela caça, Luís VIII é conhecido como o "Conde Caçador". Durante a Guerra dos Sete Anos ficou do lado da Áustria e recebeu a posição de general-marechal-de-campo. Tal como o seu pai, Luís não sabia lidar com as finanças do seu estado que apenas se salvou da bancarrota devido à intervenção da imperatriz Maria Teresa da Áustria e do seu conselho imperial. Apesar de tudo, durante o seu reinado, Luís VIII abriu uma empresa têxtil em 1742 e um orfanato do estado em 1746.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Luís VIII casou-se com condessa Carlota de Hanau-Lichtenberg no dia 5 de abril de 1717, acrescentando o condado de Hanau-Lichtenberg aos seus domínios. Juntos tiveram três filhos:

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 114