Luís V de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Luís V
Grand Royal Coat of Arms of France.svg
Rei dos Francos
Louis V.jpg
Governo
Reinado 2 de Março de 986 a
21 de Maio de 987
Coroação Junho de 979,
Reims
Consorte Adelaide de Anjou
Antecessor Lotário I de França
Sucessor Hugo Capeto
Dinastia Carolíngia
Vida
Nascimento 967
Morte 21 de Maio de 987 (20 anos)
Pai Lotário I de França
Mãe Ema da Itália

Luís V, o Indolente (ca. 96721 de Maio de 987) foi Rei de França entre 986 e a sua morte. Pertencente à dinastia carolíngia, era filho de Lotário de França.

Vida[editar | editar código-fonte]

Em 967, num castelo de Compiégne, nascia o jovem Luís V da França. Desde pequeno foi educado rigorosamente. Aprendeu: francês, inglês, alemão, aritmética, noções médicas e a arte de combate.

Na sua juventude, recitava belos poemas alemães e ingleses para toda a Corte real. Mostrava-se um rapaz inteligente e estudioso, porém impulsivo.

Em 982, aos quinze anos, por imposição de seu pai, casou-se em Brioude com Adelaide Branca de Anjou, filha de Fulque II de Anjou, quase vinte anos mais velha e já viúva duas vezes. No dia do casamento, foram coroados rei e rainha da Aquitânia. O casamento não produziu filhos e terminou em divórcio cerca de dois anos depois.

Coroa[editar | editar código-fonte]

Aos dezenove anos foi consagrado Rei da França. Neste período a França medieval começava a mostrar sinais de comércio ativo, e o rei apoiou o crescimento da burguesia primitiva. Algumas rotas de comércio francesas foram traçadas propriamente pelo rei. Dinheiro foi investido na criação de pequenos povoados, que futuramente seriam cidades.

Quanto à política externa, a França não chegou a lutar diretamente, porém cavalos e armas foram emprestadas para aliados do rei francês.

Morte[editar | editar código-fonte]

No ano de 987, Luís V morreu de causas incertas: talvez acidentalmente, talvez envenenado por sua própria mãe. Ele não deixou herdeiros. Foi o último rei de França da dinastia carolíngia. Foi sucedido por Hugo Capeto, iniciador da dinastia capetiana.


Precedido por
Lotário
Rei de França
986 - 987
Sucedido por
Hugo Capeto