Luís V de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Luís V
Rei da França Ocidental
Reinado 2 de março de 986
a 21 de maio de 987
Coroação junho de 979
Predecessor Lotário
Sucessor Hugo Capeto
Esposa Adelaide Branca de Anjou
Casa Carolíngia
Pai Lotário de França
Mãe Ema da Itália
Nascimento c. 967
Morte 21 de maio de 987 (20 anos)
Senlis, França
Religião Catolicismo

Luís V (c. 96721 de maio de 987) foi o Rei da França Ocidental de 986 até sua morte prematura. Era filho de Lotário de França e Ema da Itália. Morreu seu filhos e foi o último rei francês da dinastia carolíngia.

Vida[editar | editar código-fonte]

Luís nasceu em 967. Desde pequeno foi educado rigorosamente. Aprendeu: francês, inglês, alemão, aritmética, noções médicas e a arte de combate. Na sua juventude, recitava poemas alemães e ingleses para toda a Corte real. Mostrava-se um rapaz inteligente e estudioso, porém impulsivo.

Em 982, aos quinze anos, por imposição de seu pai, casou-se em Brioude com Adelaide Branca de Anjou, filha de Fulque II de Anjou, quase vinte anos mais velha e já viúva duas vezes. No dia do casamento, foram coroados rei e rainha da Aquitânia. O casamento não produziu filhos e terminou em divórcio cerca de dois anos depois.

Coroa[editar | editar código-fonte]

Aos dezenove anos foi consagrado Rei da França. Neste período a França medieval começava a mostrar sinais de comércio ativo, e o rei apoiou o crescimento da burguesia primitiva. Algumas rotas de comércio francesas foram traçadas propriamente pelo rei. Dinheiro foi investido na criação de pequenos povoados, que futuramente seriam cidades.

Quanto à política externa, a França não chegou a lutar diretamente, porém cavalos e armas foram emprestadas para aliados do rei francês.

Morte[editar | editar código-fonte]

No ano de 987, Luís V morreu de causas incertas: talvez acidentalmente, talvez envenenado por sua própria mãe. Ele não deixou herdeiros. Foi o último rei de França da dinastia carolíngia. Foi sucedido por Hugo Capeto, iniciador da dinastia capetiana.


Precedido por
Lotário
Rei de França Ocidental
986 - 987
Sucedido por
Hugo Capeto