Luís Vieira Caldas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís Vieira Caldas
O Mestre das Lutas
Luís Vieira Caldas
Informações pessoais
Modalidade Luta greco-romana
Ginástica
Râguebi
Nascimento 17 de dezembro de 1926,
Lisboa, Portugal
Nacionalidade português
Morte 30 de junho de 2012 (85 anos)
Lisboa, Portugal

Luís Vieira Caldas (Lisboa, 17 de dezembro de 1926 — Lisboa, 30 de junho de 2012[1]) foi um lutador e árbitro olímpico português.

Vieira Caldas foi campeão nacional durante mais de dez anos, atleta e árbitro olímpico, chefe de delegação da comitiva olímpica e fez parte da comissão executiva do Comité Olímpico de Portugal.

Muitos dos anos em que competiu em Portugal foram como atleta do Ginásio Clube Português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Luís Vieira Caldas nasceu em Lisboa em 1926. Filho de pai desportista (Humberto Vieira Caldas), depressa se iniciou ainda criança no Ginásio Clube Português na modalidade de ginástica geral e à de aparelhos. Nessa mesma altura, praticou também o remo, no Clube Naval de Lisboa. Foi aí que conheceu alguns dos amigos que o fizeram experimentar o atletismo e o râguebi no Sport Lisboa e Benfica. Na primeira dessas modalidades destacou-se como corredor de barreiras e lançador de dardo, sendo campeão nacional de juniores na última especialidade mencionada.

sénior decidiu-se encaminhar na modalidade em que alcançou maiores sucessos, a luta greco-romana, à qual estava já ligado por via do pai, que era treinador da modalidade, e do irmão, praticante da luta. No ano de 1960, aos seus 33 anos, foi pela primeira vez aos Jogos Olímpicos, desta vês nos de Roma, no torneio de luta greco-romana, categoria de maiores de 79 kg, tendo registado grandes sucessos.

Depois disso, participou em todos os Jogos Olímpicos que pôde, que o levou a converter-se no português com participação em maior número de funções nestes eventos, para além de atleta em 1960, foi chefe de equipa em 1968 (Cidade do México) e 1972 (Munique), chefe de missão em 1976 (Montréal), árbitro da luta em 1980 (Moscovo) e 1988 (Seul), para além disso, foi ainda comentador televisivo em várias edições dos Jogos Olímpicos. Em 1980, quando foi árbitro dos Jogos Olímpicos de Moscovo, foi o primeiro português, de todas as modalidades, a participar nuns Jogos Olímpicos na condição de "juiz".

Grande atleta de várias modalidades, árbitro de luta, juiz de ginástica, dirigente do Comité Olímpico de Portugal e das federações de ginástica, halterofilismo e luta greco-romana, Luís Vieira Caldas ganhou em 1999, do Governo Português, a Medalha de Mérito Desportivo, pela sua dedicação ao desporto nacional, o que ilustra os mais elevados valores olímpicos.

O falecimento de Luís Vieira Caldas, a 30 de Junho de 2012, não só deixou mais pobre o desporto português, mas também o Movimento Olímpico e todos os que tiveram o prazer de o conhecer, de aqueles que agora lhe guardam a memória inapagável dos seus dias neste mundo.[2]

Cronologia[editar | editar código-fonte]

1960Jogos Olímpicos de RomaAtletaLuta Greco-Romana – 79 kg – 21º classificado

1968Jogos Olímpicos do México – Chefe de Equipa

1972Jogos Olímpicos de Munique – Chefe de Equipa

1976Jogos Olímpicos de Montreal - Chefe de Missão

1980Jogos Olímpicos de Moscovo – Árbitro Internacional de Categoria Excepcional Primeiro Árbitro português de todas as modalidades a participar nuns Jogos Olímpicos

1981 – Medalha de Bons Serviços Desportivos

1981/1982 – Presidente da FPLA (Federação Portuguesa de Lutas Amadoras)

1985 – Homenageado do Ano FPLA (Federação Portuguesa de Lutas Amadoras)

1987 – Sócio de Mérito da FPLA (Federação Portuguesa de Lutas Amadoras)

1987 – Medalha de Ouro da FPLA (Federação Portuguesa de Lutas Amadoras)

1988Jogos Olímpicos de Seul – Árbitro Internacional de Categoria Excepcional

1999 – Medalha de Mérito Desportivo

Referências

  1. «Morreu Luís Vieira Caldas». Jornal Record. 30 de junho de 2012. Consultado em 22 de dezembro de 2012 [ligação inativa]
  2. «FALECEU LUÍS CALDAS». Comité Olímpico de Portugal. 1 de julho de 2012. Consultado em 22 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 11 de dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]