Luís de Ataíde, 5º Conde de Atouguia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

D. Luís de Ataíde foi o quinto conde de Atouguia. Era filho de D. João Gonçalves de Ataíde, 4º Conde de Atouguia e de Mariana de Castro.[1]

Morto em 1639, foi senhor de Peniche, Monforte, Vinhais, Sernache, Lomba e Ilha Deserta, capitão-mor de Leiria e comendador de Santa Maria de Olivença.

Casou (segundo casamento) com D. Filipa de Vilhena (morta em Lisboa em 1º de abril de 1651) filha e herdeira de D. Jerónimo Coutinho, nomeado vice-rei da Índia, que não aceitou a nomeação; conselheiro de Estado e presidente do Desembargo do Paço, e de sua esposa D. Luísa de Faro.[1] Já viúva, resoluta e briosa, teve conhecimento dos preparativos da revolução de 1º de dezembro de 1640, e aconselhou a seus filhos aderir e partilhar os perigos de seus irmãos em fidalguia e em nacionalidade.

Seu filho caçula foi D. Francisco Coutinho, a quem a mãe armou cavaleiro, enviando-o a combater pela independência. O primogênito, D. Jerónimo de Ataíde, tornou-se o 6º conde de Atouguia.


Precedido por
João Gonçalves de Ataíde
Armas dos Ataíde, titulares do Condado de Atouguia
Conde de Atouguia

1628 - 1639
Sucedido por
Jerónimo de Ataíde

Referências

  1. a b Sousa, D. António Caatano de (1735–1749). «Biblioteca Nacional Digital. Historia genealogica da Casa Real Portugueza : desde a sua origem até o presente, Tomo XII - Parte I». purl.pt. pp. 24 – 25. Consultado em 11 de outubro de 2021