Luís de Bourbon-Duas Sicílias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís
Príncipe de Bourbon-Duas Sicílias
Conde de Trani
Cônjuge Matilde Ludovica em Baviera
Descendência
Maria Teresa de Bourbon-Duas Sicílias
Nome completo
Luís Maria de Bourbon
Casa Bourbon-Duas Sicílias
Pai Fernando II das Duas Sicílias
Mãe Maria Teresa Isabel da Áustria
Nascimento 1 de Agosto de 1838
Nápoles, Itália
Morte 8 de junho de 1886 (47 anos)
Paris, França
Religião Catolicismo

Luís Maria de Bourbon (Nápoles, 1º de agosto de 1838Paris, 8 de junho de 1886), titulado conde de Trani, foi o filho mais velho do rei Fernando II das Duas Sicílias e de sua segunda esposa, a arquiduquesa Maria Teresa Isabel da Áustria.

Herdeiro ao trono[editar | editar código-fonte]

Seu meio-irmão, Francisco II, tornou-se rei em 1859, mas não deixou filhos sobreviventes, tornando Luís seu herdeiro presuntivo. Contudo, o reino das Duas Sicílias foi conquistado pela Expedição dos Mil, sob o comando de Giuseppe Garibaldi, em 1861. Mesmo assim, Luís continuou sendo o herdeiro da chefia da deposta casa real por toda a sua vida. Como Luís faleceu antes de Francisco II, a posição de chefe caiu nas mãos do príncipe Afonso, conde de Caserta.

Casamento e filha[editar | editar código-fonte]

Em 5 de junho de 1861, Luís desposou a duquesa Matilde Luísa da Baviera, que era irmã de Maria Sofia da Baviera (esposa de Francisco II) e da imperatriz Sissi.

Eles tiveram apenas uma filha, Maria Teresa, que desposou o príncipe Guilherme de Hohenzollern-Sigmaringen. Entre os netos de Luís estava a princesa Augusta Vitória, consorte de D. Manuel II de Portugal.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.