Lins de Vasconcelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: ""Lins de Vasconcelos"" redireciona para este artigo. Para a localidade carioca, veja Lins de Vasconcelos (bairro do Rio de Janeiro).
Lins de Vasconcelos
Lins de Vasconcelos
Nome completo Luís de Oliveira Lins de Vasconcelos
Nascimento 12 de outubro de 1853
Maceió
Morte 16 de janeiro de 1916 (62 anos)
São Paulo
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Político e empresário

Luís de Oliveira Lins de Vasconcelos (Maceió, 12 de outubro de 1853São Paulo, 16 de janeiro de 1916) foi um advogado e político brasileiro.

Foi presidente da província do Maranhão, de 24 de julho de 1879 a 27 de maio de 1880.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João Lins de Vasconcelos e d. Ana Vieira Lins de Vasconcelos, nasceu na capital da província de Alagoas em 1853 e transferiu residência para a cidade de São Paulo em 1865 e ali fez todos os seus estudos, inclusive, bacharelando-se em Direito.

Com um escritório de advocacia de sua propriedade (depois de ter trabalho no escritório do Dr. Eduardo de Azevedo), foi o advogado das principais famílias paulistanas e de grandes empresas, como: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, London Bank, Companhia de Gás de São Paulo, entre outras. Foi diretor e fundador de empresas, como: Estrada de Ferro Bragantina (diretor), Companhia Telefônica Bragantina (diretor e fundador), Companhia Melhoramentos do Paraná (diretor e fundador).

Na vida pública, foi promotor de justiça da cidade de Jundiaí e de São Paulo e em 1879 foi indicado para presidir a província do Maranhão, ficando neste cargo até maio de 1880.

Em 1898 foi eleito presidente da Associação Comercial de São Paulo e o seu mandato foi marcado pela crise econômica e política ocasionada pelas medidas adotadas no governo Campos Salles. Em meio as falências do empresariado paulista, que reduziram, drasticamente, o quadro de associados, João Lins transferiu a sede da ACSP para um prédio na Rua do Comércio e alugou, para terceiros, o andar térreo e assim amenizou a crise de receita da associação.[2]

Lins foi um grande filantropo, sendo ele o fundador da Casa da Divina Providência, no bairro da Mooca, doando o terreno e financiando a construção, além de ter sido um dos grandes benfeitores da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, entre outras instituições que ajudou durante sua vida.

Referências

  1. Galvão, Miguel Archanjo (1894). Relação dos cidadãos que tomaram parte no governo do Brazil no periodo de março de 1808 a 15 de novembro de 1889. Rio de Janeiro: Imprensa nacional. p. 77 
  2. Galeria dos Presidentes Página da Associação Comercial de São Paulo — consultado em 25 de agosto de 2010

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ASSOCIAÇÃO Comercial de São Paulo: 1894-1994: 100 anos na defesa da livre iniciativa. São Paulo, 1994.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
José Caetano Vaz Júnior
Presidente da província do Maranhão
1879 — 1880
Sucedido por
Carlos Fernandes Ribeiro