Luísa, Princesa Real e Duquesa de Fife

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luísa
Princesa Real e Duquesa de Fife
Cônjuge Alexandre Duff, 1° Duque de Fife
Descendência
Alastair Duff
Lady Alexandra Duff
Lady Maud Duff
Nome completo
Luísa Vitória Alexandra Dagmar
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Pai Eduardo VII do Reino Unido
Mãe Alexandra da Dinamarca
Nascimento 20 de Fevereiro de 1867
Londres, Inglaterra
Morte 4 de Janeiro de 1931 (63 anos)
Londres, Inglaterra
Enterro Mausoléu de Mar Lodge, Braemar, Aberdeenshire, Escócia

Luísa, Princesa Real e Duquesa de Fife (em português: Luísa Vitória Alexandra Dagmar; em inglês: Louise Victoria Alexandra Dagmar) (20 de fevereiro de 1867 - 4 de janeiro de 1931) foi a filha mais velha e terceira criança a nascer de Eduardo VII do Reino Unido e de Alexandra da Dinamarca. Era a irmã mais nova de Jorge V e a quinta princesa a receber o título de Princesa Real, por ser a filha mais velha de um soberano.

Vida familiar[editar | editar código-fonte]

A princesa, então titulada Princesa Luísa de Gales, nasceu em Marlborough House, a residência londrina de seus pais, que na época eram príncipe e princesa de Gales. Ela passou muito tempo de sua infância em Sandringham House, a propriedade campestre de seus pais em Norfolk. Bem como suas irmãs, a princesa Maud e a princesa Princesa Vitória, ela recebeu uma educação formal limitada.

Foi cristianizada em 10 de maio de 1867 por Charles Thomas Longley, Arcebispo da Cantuária. Seus padrinhos foram:

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 27 de junho de 1889, a princesa Luísa casou-se com Alexander Duff (1849-1912), então titulado como 6° Conde Duff, na Capela Privada do Palácio de Buckingham. Ele tinha dezoito anos a mais que Luísa. Dois dias depois do casamento, a rainha Vitória do Reino Unido o titulou como 1° Duque de Fife e Marquês de Macduff. A carta-patente que criou este ducado continha a norma de que o herdeiro teria de ser um "filho legalmente procriado". No entanto, posteriormente ficou claro que o Duque e a Duquesa não teriam um filho. Em 24 de abril de 1900 assinou a carta-patente que criou um segundo Ducado de Fife, ao lado do condado de Macduff com um aspecto especial: caso não haja um herdeiro homem, esses títulos nobiliários passariam para as filhas do 1° Duque de Fife e para os descendentes homens destas.

O Duque de Fife e a princesa Luísa, Duquesa de Fife, tiveram três filhos:

Princesa real[editar | editar código-fonte]

Brasão de armas de Luísa, Princesa Real.

Em 9 de novembro de 1905, o rei Eduardo VII, seu pai, declarou a Princesa Luísa como a (5°) Princesa Real, a mais alta honra conferida a um membro feminino da família real britânica. Ao mesmo tempo, Eduardo VII declarou que as duas filhas da princesa teriam a dignidade titular de uma princesa do Reino Unido e da Irlanda e o estilo de Sua Alteza, com precendência imediatamente depois de todos os membros da família real britânica com o estilo de Alteza Real. Daquele ponto em diante, as filhas da princesa real foram tituladas "Sua Alteza princesa Alexandra de Fife" e "Sua Alteza princesa Maud de Fife". Elas não mais levariam seu posto a partir de seu pai, mas a partir da vontade de um soberano.

Em dezembro de 1901, enquanto navegavam para o Egito, a princesa real e sua família foram salvos do naufrágio na costa de Marrocos. O duque, apesar de ter escapado ileso, ficou doente em função de uma pleuris, provavelmente contraída como resultado do naufrágio. Ele morreu em Assuão, Egito, em janeiro de 1912. Sua filha, a princesa Alexandra, sucedeu ao ducado, tornando-se Duquesa de Fife em seu próprio direito. Deve ser notado que depois Alexandra casou-se com seu primo de segundo grau, o príncipe Artur de Connaught, filho do terceiro filho da rainha Vitória, Artur, Duque de Connaught. A princesa Luísa é a avó materna do atual e terceiro Duque de Fife.

Morte[editar | editar código-fonte]

A princesa real morreu em janeiro de 1931, em sua residência em Portman Square, Londres, e foi enterrada na Capela de St. Jorge, no Castelo de Windsor. Depois seus restos foram removidos para a capela privada do Mausoléu de Mar Lodge, em Braemar, Aberdeenshire.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Luísa, Princesa Real em três gerações
Luísa, Princesa Real Pai:
Eduardo VII do Reino Unido
Avô paterno:
Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
Bisavô paterno:
Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota
Bisavó paterna:
Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo
Avó paterna:
Vitória do Reino Unido
Bisavô paterno:
Eduardo Augusto, Duque de Kent e Strathearn
Bisavó paterna:
Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Mãe:
Alexandra da Dinamarca
Avô materno:
Cristiano IX da Dinamarca
Bisavô materno:
Frederico Guilherme, Duque de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Bisavó materna:
Luísa Carolina de Hesse-Cassel
Avó materna:
Luísa de Hesse-Cassel
Bisavô materno:
Guilherme de Hesse-Cassel
Bisavó materna:
Luísa Carlota da Dinamarca
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.