Luísa Windsor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde junho de 2012)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Luísa
Lady Louise Mountbatten-Windsor.JPG
Nome completo
Luísa Alice Isabel Maria Windsor
Casa Windsor
Pai Eduardo, conde de Wessex
Mãe Sophie, Condessa de Wessex
Nascimento 8 de novembro de 2003 (10 anos)
Surrey, Inglaterra

Luísa Windsor (Louise Alice Elizabeth Mary Windsor; nascida em 8 de novembro de 2003) é um membro da família real britânica. Ela é filha do príncipe Eduardo, Conde de Wessex, o filho mais jovem da rainha Isabel II do Reino Unido, e de Sofia, Condessa de Wessex (nascida Rhys-Jones). Luísa Windsor é a décima na linha de sucessão ao trono britânico, logo atrás de seu irmão menor, Jaime Windsor, Visconde Severn.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Lady Luísa nasceu prematuramente em Frimley Park Hospital, em Surrey, para onde a sua mãe tinha sido levada numa ambulância de sua residência, Bagshot Park. Sophie, Condessa de Wessex, foi submetida a uma cesariana de emergência, necessária por causa da abrupção da placenta, causando uma severa perda de sangue tanto para o bebê como para a mãe. A Condessa de Wessex tinha anteriormente sofrido de gravidez ectópica. Devido ao fato inesperado, Eduardo não estava presente no nascimento da filha. Luísa acabou sendo transferida para uma unidade neonatal no Hospital de St. George, em Tooting, Londres, por precaução. A condessa, entretanto, permaneceu em Frimley Park Hospital até que ficasse boa o bastante para receber alta.

Luísa , por sua vez, recebeu alta em 23 de novembro, e seu nome foi anunciado em 27 de novembro. Ela foi batizada na capela privada do Castelo de Windsor no dia 24 de abril de 2004. Seus padrinhos foram: Lord Ivar Mountbatten (sobrinho-neto de Louis Mountbatten), Lady Sarah Chatto (filha da princesa Margarida), lady Alexandra Etherington, Francesca Schwarzenbach e Rupert Elliott.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Família real britânica
Casa de Windsor
Badge of the House of Windsor.svg

SM a Rainha
SAR o Duque de Edimburgo


  • 2003 - presente: Lady Luísa Windsor.
    • Legalmente: Sua Alteza Real a Princesa Luísa de Wessex

Estilos[editar | editar código-fonte]

Como neta do monarca britânico através de uma linha masculina, ela é legalmente estilizada "Sua Alteza Real a Princesa Luísa de Wessex", e não "Lady Luísa Windsor". Quando seus pais se casaram, foi decidido que os filhos e as filhas desta união seriam titulados, respectivamente, como Lord ou Lady (são os títulos usados por filhos de condes britânicos), de modo a proporcionar-lhes uma vida mais "normal", mas também para reduzir o número de membros da família real, que possuem deveres e responsabilidades. Ao atingir uma idade mais avançada, lady Luísa poderá usar o título "Princesa Luísa", se assim quiser. Embora seu sobrenome legal seja Mountbatten-Windsor, lady Luísa aparentemente usará apenas Windsor.

Precedido por
Jaime Windsor, Visconde Severn
Linha de sucessão ao trono britânico
10º
Sucedido por
Ana, Princesa Real