Luísa de Hesse-Darmstadt (1761-1829)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luísa
Grã-duquesa de Hesse-Darmstadt
Condessa de Hesse-Darmstadt
LuiseHessenDarmstadt.jpg
Luísa
Governo
Consorte Luís I de Hesse-Darmstadt
Vida
Nascimento 15 de Fevereiro de 1761
Darmstadt, Alemanha
Morte 24 de Outubro de 1829 (68 anos)
Auerbach, Alemanha
Filhos Luís II de Hesse-Darmstadt
Luísa Carolina de Hesse-Darmstadt
Jorge de Hesse-Darmstadt
Frederico de Hesse-Darmstadt
Emílio de Hesse-Darmstadt
Gustavo de Hesse-Darmstadt
Pai Jorge Guilherme de Hesse-Darmstadt
Mãe Maria Luísa de Leiningen-Falkenburg-Dagsburg

Luísa de Hesse-Darmstadt (Luísa Henriqueta Carolina), (15 de fevereiro de 1761 - 24 de outubro de 1829) foi a primeira grã-duquesa consorte de Hesse-Darmstadt depois do estado ser elevado a grão-ducado por Napoleão Bonaparte em 1806.

Família[editar | editar código-fonte]

Luísa era a oitava filha do conde Jorge Guilherme de Hesse-Darmstadt e da princesa Maria Luísa de Leiningen-Falkenburg-Dagsburg. Entre as suas irmãs estava a condessa Frederica de Hesse-Darmstadt, mãe da rainha Luísa da Prússia e da rainha Frederica de Hanôver. Os seus avós paternos eram o conde Luís VIII de Hesse-Darmstadt e a condessa Carlota de Hanau-Lichtenberg. Os seus avós maternos eram o príncipe Cristiano Carlos de Leiningen-Dachsburg-Falkenburg-Heidesheim e a condessa Catarina Polyxena de Solms-Rödelheim.1

Vida[editar | editar código-fonte]

Em 1770, Luísa foi uma das nobres que acompanhou a rainha Maria Antonieta na sua viagem até França para se casar com futuro rei Luís XVI de França e as duas trocaram correspondência até 1792.

A partir de 1783, Luísa começou a passar os meses de verão no Park Fürstenlager, onde morreu em 1829. Enquanto estava nesta cidade, a grã-duquesa ajudava financeiramente a população da cidade de Auerbach e foi descrita como amável e adorada pela nação.2 Johann Wolfgang von Goethe esteve presente na sua corte e Friedrich Schiller leu passagens do seu "Don Carlos" no seu salão. Diz-se que Napoleão Bonaparte, que considerava Luísa uma das mulheres mais bonitas e inteligentes da época, lhe prometeu um reino.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Luísa casou-se no dia 19 de fevereiro de 1777 com o seu primo, o príncipe-herdeiro Luís de Hesse-Darmstadt que viria a governar o Estado como conde Luís X entre 1790 e 1806 e, a partir daí até à sua morte, como grão-duque Luís I de Hesse e do Reno.

Juntos tiveram seis filhos:

Referências

  1. Jirí Louda and Michael MacLagan, Lines of Succession: Heraldry of the Royal Families of Europe, 2nd edition (London, U.K.: Little, Brown and Company, 1999), table 109.
  2. [1]