Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luísa
Princesa de Saxe-Gota-Altemburgo
Duquesa de Saxe-Coburgo-Gota
Cônjuge Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota
Alexandre de Hanstein, Conde de Pölzig e Beiersdrof
Descendência
Ernesto II de Saxe-Coburgo-Gota
Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
Nome completo
Luísa Doroteia Paulina Carlota Frederica Augusta de Saxe-Gota-Altemburgo
Casa Saxe-Gota-Altemburgo
Saxe-Coburgo-Gota
Pai Emílio Leopoldo Augusto
Mãe Luísa Carlota de Mecklemburgo-Schwerin
Nascimento 21 de Dezembro de 1800
Gota, Ducado de Saxe-Gota-Altemburgo, Sacro Império Romano-Germânico
Morte 30 de Agosto de 1831 (30 anos)
Paris, França
Enterro Cemitério em Glockenberg, Coburgo, Alemanha

Luísa Dorotéia Paulina Carlota Frederica Augusta de Saxe-Gota-Altemburgo (Gota, 21 de dezembro de 1800Paris, 30 de agosto de 1831), princesa de Saxe-Gota-Altemburgo e duquesa de Saxe, foi a primeira esposa de Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota.

Luísa era a única filha de Emílio Leopoldo Augusto, duque de Saxe-Gota-Altemburgo, e de sua primeira esposa, Luísa Carlota de Mecklemburgo-Schwerin.

Em 31 de julho de 1817, em Gota, Luísa desposou Ernesto III de Saxe-Coburgo-Saalfeld, depois Ernesto I. Eles tiveram dois filhos:

O casamento foi infeliz por causa da infidelidade de Ernesto, e o casal separou-se em 1824. A cidade de Sankt Wendel, no Principado de Lichtemberga, passou a ser sua nova residência, porque ela foi forçada a deixar seus dois filhos e não teve mais contato com eles. Em 31 de março de 1826, o casamento foi oficialmente dissolvido. Em 18 de outubro do mesmo ano, em Sankt Wendel, Luísa desposou secretamente seu amante, o barão Alexandre de Hanstein (mais tarde titulado conde de Pölzig e Beiersdrof). Ela viveu feliz em Sankt Wendel até fevereiro de 1831, quando seu casamento secreto foi descoberto e ela perdeu suas crianças permanentemente. Luísa morreu de câncer aos trinta anos de idade.