Luboš Kubík

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Luboš Kubík (Vysoké Mýto, 20 de janeiro de 1964) é um ex-jogador de futebol tcheco.

Iniciou a carreira em 1981, no Spartak Hradec Králové, mudando-se para a capital já no ano seguinte para jogar no Slavia Praga. Com a abertura política do Leste Europeu nos anos 80, pôde transferir-se para o Ocidente, onde foi jogar na Fiorentina, em 1989. Pela Seleção Tchecoslovaca, por qual atuava desde 1985, jogou a Copa do Mundo FIFA de 1990. A equipe sucumbiria nas quartas-de-final ante a futura campeã Alemanha Ocidental.

Kubík já estava no Metz, da França, quando a Tchecoslováquia separou-se no primeiro dia de 1993. Como a seleção já disputava as eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 1994, um combinado entre tchecos e eslovacos fez a equipe existir virtualmente para o resto das eliminatórias, mas a classificação não veio. Agora na recém-formada Seleção Tcheca, participou do vice-campeonato na Eurocopa 1996, o primeiro torneio disputado pela nova equipe, que novamente sucumbiria, de virada, ante os alemães - já unificados. Pela República Tcheca, o meia jogaria sua última partida no ano seguinte.

Àquela altura Kubík já havia rodado por Nuremberg, equipes menores tchecas e pelos Estados Unidos, onde jogou no Chicago Fire e no Dallas Burn. É atualmente assistente técnico da equipe sub-23 da Seleção Norte-Americana .

Títulos[editar | editar código-fonte]

Slavia Praga
Dallas Burn