Luboš Kubík

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luboš Kubík
Informações pessoais
Nome completo Luboš Kubík
Data de nascimento 20 de janeiro de 1964
Local de nascimento Vysoké Mýto, Checoslováquia
Informações profissionais
Posição Meia
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
República Checa Spartak Hradec Králové
Seleção nacional
1985–1993 Tchecoslováquia Tchecoslováquia 17 (3)

Luboš Kubík (Vysoké Mýto, 20 de janeiro de 1964) é um ex-jogador de futebol tcheco, que atuava como meio ou libero.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Iniciou a carreira em 1981, no Spartak Hradec Králové, mudando-se para a capital já no ano seguinte para jogar no Slavia Praga. Com a abertura política do Leste Europeu nos anos 80, pôde transferir-se para o Ocidente, onde foi jogar na Fiorentina, em 1989. Pela Seleção Tchecoslovaca, por qual atuava desde 1985, jogou a Copa do Mundo FIFA de 1990. A equipe sucumbiria nas quartas-de-final ante a futura campeã Alemanha Ocidental.[1]

Kubík já estava no Metz, da França, quando a Tchecoslováquia separou-se no primeiro dia de 1993. Como a seleção já disputava as eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 1994, um combinado entre tchecos e eslovacos fez a equipe existir virtualmente para o resto das eliminatórias, mas a classificação não veio. Agora na recém-formada Seleção Tcheca, participou do vice-campeonato na Eurocopa 1996, o primeiro torneio disputado pela nova equipe, que novamente sucumbiria, de virada, ante os alemães - já unificados. Pela República Tcheca, o meia jogaria sua última partida no ano seguinte.

Àquela altura Kubík já havia rodado por Nuremberg, equipes menores tchecas e pelos Estados Unidos, onde jogou no Chicago Fire e no Dallas Burn. É atualmente assistente técnico da equipe sub-23 da Seleção Norte-Americana .

Títulos[editar | editar código-fonte]

Slavia Praga
Dallas Burn

Referências

  1. «Elenco da Copa de 90». Consultado em 13 de maio de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]