Lucífago Rofocale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lucífago Rofocale (também conhecido como Lucífago de Rafaquele) é supostamente, dentro da demonologia, um dos demônios maiores em hierarquia, sendo o conde e primeiro-ministro do inferno, segundo o Grimório do Papa Honório III. Trata-se de um rei dentre os demônios que está encarregado do governo do inferno por ordem de Lúcifer.

O nome "Lucífago" é proveniente das palavras latinas lux (luz) e fugio (fugir), dando ao nome o significado de "aquele que foge da luz" ou "aquele que adora a ausência da luz". Rofocale, por sua parte, é um anagrama para "Focalor", o nome de outro demônio. Segundo outras fontes, a origem de "Rofocal" estaria intimamente associada à própria natureza de Lucifuge. Assim como Lucifuge é o inverso de Lucifer (latim para "portador da luz"), assim também Rofocal é Lucifer invertido – isto é, "Reficul" [1] .

Segundo a lenda, somente assume um corpo à noite e odeia a luz. Entre seus muitos deveres estão a criação de doenças, deformidades, terremotos, e a destruição de divindades sagradas.

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Faust, Dr. Johann. Praxis Magica Faustiana. [S.l.]: Society of Esoteric Endeavour, 2011.