Luca Dirisio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Luca Dirisio
Luca Dirisio.jpg
Informação geral
Nascimento 18 de Junho de 1978 (36 anos)
Local de nascimento Vasto
ItáliaItália
Gênero(s) pop
Instrumento(s) Voz, guitarra e piano
Período em atividade 2004 - presente
Página oficial www.lucadirisio.it

Luca Dirisio (Vasto, 18 de junho de 1978) é um cantor e compositor italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Antes de iniciar a carreira como cantor, Dirisio foi um promissor jogador de futebol, atuando como centroavante. O seu primeiro single de sucesso Calma e sangue freddo, foi o hit do verão de 2004 e o levou a vencer o prêmio Artista revelação italiana no concurso musical Festivalbar. O single se torna disco de ouro com cerca de 20.000 cópias vendidas.

Em seguida sai o álbum Luca Dirisio que contém canções como: Calma e sangue freddo, e outros singles de sucesso: Il mio amigo vende il tè, Usami e Per sempre. O álbum foi distribuído nas bancas de jornais junto com a revista Tv Sorrisi e Canzoni e superou as 150.000 cópias vendidas.

Na Espanha lança a versão espanhola do álbum Luca Dirisio e os singles Mi amigo vende té, Usame, Grano de sal, e também Calma y sangre fría que foi sucesso também no México e na Alemanha.

Participou do Festival de Sanremo 2006 na categoria Homens com a canção Spariró, de qual é também autor (já havia participado no ano anterior como anfitrião fazendo dueto com Paolo Meneguzzi na canção Non capiva che l'amavo). Lança o seu segundo álbum La vita è strana, lançado também na versão Dual Disc.

No verão de 2006 depois de Sparirò sai o segundo single extraído do álbum La vita è strana, La ricetta del campione.

Em setembro de 2006 participa da trilha sonora do filme Disney High School Musical, interpretando Se provi a volare, a versão italiana da canção Breaking free, que vem inserida em uma nova versão do álbum La vita è strana.

Em janeiro de 2007 sai o quarto single do segundo álbum, L'isola degli sfigati no qual o vídeo se baseia no reality show L'isola dei famosi que é a versão italiana do reality show americano Survivor.

Em 9 de maio sai Magica, o novo single que antecede o álbum 300 all'ora, publicado em 30 de maio. Fragole, ciliegie e miele é o segundo e último single do CD. Com 300 all'ora, termina o contrato do artista com a Sony BMG.

Em 2009 renova toda a sua equipe de gerenciamento e também a equipe artística (também muda de gravadora) e passa a contar com a colaboração do sueco Martin Terefe, produtor de James Morrison, Jason Mraz e Train para o lançamento de seu novo álbum previsto para o início de 2011. Dirisio se muda para Londres para realizar a gravação das faixas de seu novo álbum.

O álbum "Compis (a pretty fucking good album)" será lançado sob a etiqueta Ultrasuoni no outono europeu (entre os meses de setembro e novembro) e tem como primeiro single "Nell'assenzio", transmitido nas rádios a partir do dia 30 de julho de 2010. O videoclipe de Nell'assenzio foi filmado em Londres em agosto de 2010 e dirigido por Gaetano Morbioli.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Album[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Classificação Álbum
ITA SUI AUT ESP HOL EUR
2004 "Calma e sangue freddo" 1 17 20 25 78 34 Luca Dirisio
'"Il mio amico vende il tè" - - - - - -
2005 "Usami" - - - - - -
"Per sempre" - - - - - -
2006 "Sparirò" 9 - - - - 52 La Vita è Strana
"La ricetta del campione" 39 - - - - -
"Se provi a volare" - - - - - - Trilha sonora do filme High School Musical
2007 "L'isola degli sfigati" - - - - - - La Vita è Strana
2008 "Magica" 49 - - - - - 300 all'ora
"Fragole, ciliegie e miele" - - - - - -
2010 "Nell'assenzio" - - - - - - Compis (A Pretty Fucking Good Album)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]