Luca Dirisio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Luca Dirisio
Luca Dirisio.jpg
Informação geral
Nascimento 18 de Junho de 1978 (36 anos)
Local de nascimento Vasto
ItáliaItália
Gênero(s) pop
Instrumento(s) Voz, guitarra e piano
Período em atividade 2004 - presente
Página oficial www.lucadirisio.it

Luca Dirisio (Vasto, 18 de junho de 1978) é um cantor e compositor italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Antes de iniciar a carreira como cantor, Dirisio foi um promissor jogador de futebol, atuando como centroavante. O seu primeiro single de sucesso Calma e sangue freddo, foi o hit do verão de 2004 e o levou a vencer o prêmio Artista revelação italiana no concurso musical Festivalbar. O single se torna disco de ouro com cerca de 20.000 cópias vendidas.

Em seguida sai o álbum Luca Dirisio que contém canções como: Calma e sangue freddo, e outros singles de sucesso: Il mio amigo vende il tè, Usami e Per sempre. O álbum foi distribuído nas bancas de jornais junto com a revista Tv Sorrisi e Canzoni e superou as 150.000 cópias vendidas.

Na Espanha lança a versão espanhola do álbum Luca Dirisio e os singles Mi amigo vende té, Usame, Grano de sal, e também Calma y sangre fría que foi sucesso também no México e na Alemanha.

Participou do Festival de Sanremo 2006 na categoria Homens com a canção Spariró, de qual é também autor (já havia participado no ano anterior como anfitrião fazendo dueto com Paolo Meneguzzi na canção Non capiva che l'amavo). Lança o seu segundo álbum La vita è strana, lançado também na versão Dual Disc.

No verão de 2006 depois de Sparirò sai o segundo single extraído do álbum La vita è strana, La ricetta del campione.

Em setembro de 2006 participa da trilha sonora do filme Disney High School Musical, interpretando Se provi a volare, a versão italiana da canção Breaking free, que vem inserida em uma nova versão do álbum La vita è strana.

Em janeiro de 2007 sai o quarto single do segundo álbum, L'isola degli sfigati no qual o vídeo se baseia no reality show L'isola dei famosi que é a versão italiana do reality show americano Survivor.

Em 9 de maio sai Magica, o novo single que antecede o álbum 300 all'ora, publicado em 30 de maio. Fragole, ciliegie e miele é o segundo e último single do CD. Com 300 all'ora, termina o contrato do artista com a Sony BMG.

Em 2009 renova toda a sua equipe de gerenciamento e também a equipe artística (também muda de gravadora) e passa a contar com a colaboração do sueco Martin Terefe, produtor de James Morrison, Jason Mraz e Train para o lançamento de seu novo álbum previsto para o início de 2011. Dirisio se muda para Londres para realizar a gravação das faixas de seu novo álbum.

O álbum "Compis (a pretty fucking good album)" será lançado sob a etiqueta Ultrasuoni no outono europeu (entre os meses de setembro e novembro) e tem como primeiro single "Nell'assenzio", transmitido nas rádios a partir do dia 30 de julho de 2010. O videoclipe de Nell'assenzio foi filmado em Londres em agosto de 2010 e dirigido por Gaetano Morbioli.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Album[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Classificação Álbum
ITA SUI AUT ESP HOL EUR
2004 "Calma e sangue freddo" 1 17 20 25 78 34 Luca Dirisio
'"Il mio amico vende il tè" - - - - - -
2005 "Usami" - - - - - -
"Per sempre" - - - - - -
2006 "Sparirò" 9 - - - - 52 La Vita è Strana
"La ricetta del campione" 39 - - - - -
"Se provi a volare" - - - - - - Trilha sonora do filme High School Musical
2007 "L'isola degli sfigati" - - - - - - La Vita è Strana
2008 "Magica" 49 - - - - - 300 all'ora
"Fragole, ciliegie e miele" - - - - - -
2010 "Nell'assenzio" - - - - - - Compis (A Pretty Fucking Good Album)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]