Luciano Albertini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luciano Albertini
Luciano Albertini
Luciano Albertini em 1927-1928
Nome completo Francesco Vespignani[1]
Nascimento 30 de novembro de 1882
Lugo, Emília-Romanha, Itália
Nacionalidade Itália Italiana
Morte 6 de janeiro] de 1945 (62 anos)
Budrio, Emília-Romanha, Itália
Ocupação artista de circo
ator
cineasta
produtor cinematográfico
Atividade 1905-1932
Cônjuge Domenica Meirone (1905-?)

Luciano Albertini, pseudônimo de Francesco Vespignani (Lugo, 30 de novembro de 1882Budrio, 6 de janeiro de 1945),[2] foi um ator, cinesta e produtor cinematográfico nascido na Itália, que atuou também na Alemanha, União Soviética e Estados Unidos da América, na era do cinema mudo. Entre 1913 e 1932, atuou em 41, produziu 9 e dirigiu e roteirizou um filme.[3] Tornou-se famoso por personificar Sansão em uma série de filmes sobre o personagem, que ganhou grande popularidade nos anos 1920.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Lugo, Emília-Romanha, Itália, filho de Francesco e Maria Nenci.

Fisiculturista, após servir na Marinha, mudou-se primeiro para a França e, em seguida, para a Alemanha, onde, em 1905, tornou-se um acrobata do Circo Busch de Berlim, ganhando fama e reputação em muitos países. Em 1905 casou com a artista de circo Domenica Meirone, em Marselha. Adotou o nome artístico Luciano Albertini e criou um número de trapézio com 8 pessoas, Les Albertini. Mais tarde formou sua própria trupe que deixou-o famoso em toda a Europa.

Em 1913 foi contratado pela Pasquali Film di Torino e estreou com o filme Spartaco. Alguns anos mais tarde foi contratado por dall'Ambrosio, onde ele começou em 1917 com a “espiral de morte”, cujo título foi tirado de um dos seus movimentos acrobáticos da época de suas atividades de circo.

Chamado às armas durante a primeira guerra mundial, retomou ao cinema em 1918 e retornou à Pasquali, com Sansone contro i Filistei, primeiro filme da série que apresentaria o forte personagem que interpretaria posteriormente em outros filmes até 1920, ganhando grande popularidade.

Em 1919 ele fundou a Albertini Film, empresa de produção, cujas atividades foram de curta duração, e que produziu, entre outros, o que por muitos é considerado o primeiro filme de horror italiano, Il mostro di Frankenstein (1921). Mais tarde, ele emigrou para a Alemanha, onde teve intensa atividade cinematográfica, tanto como produtor (em Berlim criou a Albertini-Film GmbH) quanto como intérprete, até 1932. Em 1924, ele fez um seriado nos Estados Unidos, intitulado The Iron Man, dirigido por Jay Marchant e produzido pela Universal Pictures, mas o sucesso no exterior foi muito modesto, e foi seu único filme estadunidense.

Sua carreira terminou na década de 1930, principalmente devido a problemas de saúde gerados por um dipsomania. Atormentado por problemas econômicos e psicológicos, Albertini retornou à Itália e passou seus últimos anos internado em um hospital psiquiátrico em Budrio, Emília-Romanha, onde morreu aos 62 anos.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Ator[editar | editar código-fonte]

Diretor[editar | editar código-fonte]

  • Die Schlucht des Todes (1923)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Palumbo, Patrizia. A Place in the Sun: Africa in Italian Colonial Culture from Post-Unification to the Present. University of California Press, 2003.
  • S. D'Amico - Enciclopedia dello Spettacolo, vol. 1 - Roma, Unedi, 1975.
  • M. Giordano - Giganti buoni: da Ercole a Piedone (e oltre) il mito dell'uomo forte nel cinema italiano - Roma, Gremese Editore, 1998, ISBN 8877421835.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Luciano Albertini em Cineartistes
  2. Há referências de ter nascido em 1891 e falecido em 1941. In Regioneromagna Arquivado em 24 de setembro de 2015, no Wayback Machine. e Romagnadeste
  3. Luciano Albertini no IMDB
  4. Il Ponte dei Sospiri em Flickr

Ligações externas[editar | editar código-fonte]