Ludvig Lorenz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ludvig Lorenz
Física
Nacionalidade Dinamarca Dinamarquês
Nascimento 18 de janeiro de 1829
Local Helsingor, Dinamarca
Morte 9 de junho de 1891 (62 anos)
Atividade
Campo(s) Física
Conhecido(a) por Teoria de Mie
Lei de Wiedemann–Franz
Equação de Lorentz–Lorenz
Gauge de Lorenz

Ludvig Valentin Lorenz (Helsingor, 18 de janeiro de 1829 – 9 de junho de 1891) foi um matemático e físico dinamarquês. Desenvolveu fórmulas matemáticas para descrever fenômenos tais como a relação entre a refração da luz e a densidade de uma substância transparente pura, e a relação entre condutividade elétrica e térmica do metal e da temperatura (lei de Wiedemann–Franz).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lorenz estudou na Universidade Técnica de Copenhague. Tornou-se professor da Academia Militar daquela cidade em 1876. A partir de 1887, sua pesquisa foi financiada pela Carlsberg Foundation.

Investigou a descrição matemática da propagação da luz através de um meio homogéneo e descreveu a passagem de luz entre os diferentes meios. A fórmula para a relação matemática entre o índice de refração e a densidade de um meio foi publicada por Lorenz em 1869[1] e por Hendrik Lorentz (de forma independente) em 1870 e por isso é chamada de equação de Lorentz-Lorenz. Usando sua teoria eletromagnética da luz, ele formulou o que é conhecido como a Gauge de Lorenz, e foi capaz de obter um valor correto para a velocidade da luz.[2] Também desenvolveu uma teoria do espalhamento de luz, publicada em dinamarquês em 1890 e em francês sob o título 'Obras Completas, publicada em 1898.

Referências

  1. Deutsche Gesellschaft für Elektronenmikroskopie, Deutsche Gesellschaft für Angewandte Optik. In: Universidade de Chicago. Optik, Volumes 101-103;Volume 101 (em <Língua não-reconhecida>). [S.l.]: Wissenschaftliche Verlagsgesellschaft, 1995. p. 85. Visitado em 13 de junho de 2011.
  2. Lorenz, Ludwig (1829-1891) - From Eric Weisstein World of Scientific Biography scienceworld.wolfram.com. Visitado em 13 de junho de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre um cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.