Ludwig Leichhardt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato de Ludwig Leichhardt

Friedrich Wilhelm Ludwig Leichhardt (23 de Outubro de 1813 - 1848?) foi um explorador e naturalista prussiano que fez três expedições na Austrália e desapareceu na última: o seu corpo nunca foi encontrado.

Nasceu em Sabrodt, então Prússia (hoje Brandemburgo, Alemanha).

Entre 1831 e 1836 Leichhardt estudou filosofia, línguas e ciências naturais nas universidades de Berlim e de Göttingen mas não obteve nenhum diploma universitário. Em Inglaterra estudou no Museu Britânico em Londres e no Jardin des Plantes em Paris. Pesquisou em várias áreas e em muitos países diferentes, incluindo França, Itália e Suíça.

Em 1842, partiu para Sydney de onde organizou três expedições importantes:

A primeira partiu de 1 de Outubro de 1844 de Jimbour nos Darling Downs (sudeste da Austrália) e terminou após uma viagem terrestre de cerca de 4 800 km em Port Essington na costa norte, em 17 de Dezembro de 1845. O "Journal of an Overland Expedition in Australia, from Moreton Bay to Port Essington, a Distance of Upwards of 3000 Miles, During the Years 1844-1845" escrito por Leichhardt descreve esta expedição.

A segunda expedição começou em Dezembro de 1846, e era suposto percorrer os Darling Downs da costa ocidental e depois ir até ao rio Swan e Perth. Percorridos 800 km, a expedição foi obrigada e alterar caminho em Junho de 1847 por causa de fortes chuvas, da malária e falta de alimentação. Depois de ter recuperado, Leichhardt passa 6 semanas em 1847 à estudar o curso do rio Condamine e a região entre a rota seguida por uma outra expedição, a de Thomas Mitchell em 1846 e a rota da sua própria expedição.

Em Março de 1848, partiu do rio Condamine para o rio Swan. Foi visto pela última vez em 3 de Abril de 1848 em McPherson's Station, Coogoon nos Darling Downs. O seu desaparecimento no interior da Austrália continua a ser um mistério.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ludwig Leichhardt