Ludwig Opel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ludwig Opel
Ludwig Opel
Os irmãos Opel (da esquerda para a direita): Carl, Wilhelm, Heinrich, Fritz e Ludwig
Nascimento 1 de janeiro de 1880
Rüsselsheim
Morte 16 de abril de 1916 (36 anos)
Frente Oriental
Nacionalidade alemão
Cidadania Império Alemão
Progenitores
Irmão(ã)(s) Carl von Opel, Wilhelm von Opel, Friedrich Opel, Heinrich von Opel, Fritz von Opel
Ocupação industrial

Ludwig Opel (Rüsselsheim, 1 de janeiro de 1880̪[1]16 de abril de 1916[2]) foi um jurista e coproprietário da Opel.

Era descendente de uma família de agricultores originária da Landgraviate de Hessen-Rheinfels e quinto filho de Adam Opel e Sophie Opel. O pai de Ludwig Opel, Adam Opel, fundou a empresa familiar em Rüsselsheim em 1862 como fabricante de máquinas de costura; mais tarde, ele expandiu o grupo para um fabricante de bicicletas. Após a morte de seu pai em 1895, seus cinco filhos assumiram a empresa. Em 1898, a família Opel, sob a liderança de Wilhelm e seu irmão Fritz, trouxe a empresa para a indústria automotiva. Eles compraram a empresa da pioneira e designer automotiva de DessauFriedrich Lutzmann, o nomeou-se diretor e construiu o automóvel patenteado Opel System Lutzmann.

Ludwig Opel era um ciclista entusiasta, em 1898 terminou em segundo no campeonato mundial na corrida de amadores e assim contribuiu para a reputação internacional das bicicletas Opel da época.

Depois de se formar no ensino médio, Ludwig Opel estudou direito na Universidade Hessian Ludwig de Gießen e na Universidade Albert Ludwig de Freiburg.[3] Após o exame de avaliador e o doutorado. Inicialmente, ele gerenciou a filial de Berlim da fábrica da Opel antes de ingressar na gestão da fábrica da Opel em Rüsselsheim como co-proprietário.

Ludwig Opel morreu com a idade de 36 na Primeira Guerra Mundial como o primeiro tenente da reserva do Grão-Ducado de Hesse Leib-Dragoon Regiment No. 24 na Frente Oriental.

Referências

  1. siehe Hessisches Staatsarchiv Marburg (HStAMR), Best. 906 Nr. 441, S. 177.
  2. siehe Hessisches Staatsarchiv Marburg (HStAMR), Best. 906 Nr. 445, S. 203.
  3. Kösener Corpslisten 1930, 38, 506; 35, 659