Luftschiffbau-Zeppelin GmbH

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde maio de 2014). Ajude e colabore com a tradução.
O LZ 127 Graf Zeppelin partindo para DELAG, a primeira linha aérea do Mundo.

A Luftschiffbau-Zeppelin GmbH é uma empresa alemã que durante o início do século 20, foi uma empresa líder no projeto e construção de dirigíveis, especificamente os da linha Zeppelin, incluindo o famoso Hindenburg.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Conde Ferdinand von Zeppelin, vinha trabalhando em vários protótipos de dirigíveis rígidos desde 1885. Seu primeiro voo bem sucedido num desses modelos ocorreu em 1900. Inicialmente, o financiamento vinha de recursos do próprio Conde, de doações privadas e de loterias.

Com o sucesso crescente, a cada voo o interesse público crescia. Luftschiffbau, é uma palavra alemã que significa literalmente: "construindo dirigíveis".

Em 1908 o Zeppelin LZ 4 foi destruído durante um voo de teste. Isso acabou beneficiando a empresa, pois houve uma verdadeira "inundação" de doações populares, chegando a recolher mais de 6 milhões de marcos alemães, que foram usados para criar tanto a Luftschiffbau Zeppelin GmbH, quanto a Fundação Zeppelin.[1]

Entre 1917 e 1940, a companhia trabalhou em associação com a Goodyear Tire and Rubber Company para produzir Zeppelins nos Estados Unidos. A parceria acabou quando a Segunda Guerra Mundial teve início, mas a Goodyear continuou a construir dirigíveis com a sua própria marca.

A Luftschiffbau Zeppelin parou de fabricar em 1938 e encerrou as operações em 1940. No outono de 1941 a companhia aceitou contratos para produzir os tanques de combustível e partes da fuselagem para o foguete V-2.[2] E devido a isso, suas instalações foram bombardeadas em junho de 1943.[3]

A companhia continuou existindo durante a Segunda Guerra e desapareceu em 1945.[4]

Cerca de 50 anos depois a companhia ressurgiu na Alemanha, O grupo líder da fabricante atual dos Zeppelin foi reestabelecido em 1993, e o grupo operacional que efetivamente produz os modelos atuais foi criado em 2001,[5] para produzir o Zeppelin NT.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Archbold, Rick. Hindenburg: An Illustrated History. [S.l.]: Warner/Madison Press, 1994. p. 32. ISBN 978-0446517843.
  2. Neufeld, Michael J.. The Rocket and the Reich: Peenemünde and the Coming of the Ballistic Missile Era. New York: The Free Press, 1995. p. 143.
  3. Ordway, Frederick I, III; Sharpe, Mitchell R. The Rocket Team. New York: Thomas Y. Crowell, 1979. p. 74. ISBN 1-894959-00-0.
  4. The Zeppelin companies in Germany
  5. ZLT Zeppelin Luftschifftechnik GmbH & Co KG

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.