Luigi Mezzacapo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luigi Mezzacapo
Luigi Mezzacapo
Nascimento 25 de janeiro de 1814
Trapani
Morte 27 de janeiro de 1885
Cidadania Itália Italiano
Ocupação Militar

Luigi Mezzacapo (Trapani, 25 de janeiro de 1814Roma, 27 de janeiro de 1885) foi um general e político italiano, atuante no Risorgimento.

Começou sua carreira militar como oficial de artilharia no exército das Duas Sicílias, frequentou o Real Collegio Militare della Nunziatella entre 1825 e 1832, tendo como companheiros de curso seu irmão Carlo e Enrico Cosenz.

Foi nomeado capitão em 1847, no ano seguinte tomou parte do corpo de 15 000 homens, que o governo de Carlo Troya enviou para a Lombardia, sob o comando de Guglielmo Pepe, em auxílio ao reino da Sardenha na guerra contra o império Austríaco. Depois da queda de Veneza, em 18 de agosto de 1849, não retornou a Nápoles. Participou da defesa da República Romana em 1849 com o posto de general. Com a queda da cidade, exilou-se primeiro em Malta e depois na Sardenha, onde, junto com o irmão Carlo, editou a "Biblioteca militare per uso della gioventù italiana" e a "Rivista militare" (1856).

Em 1859 entrou para o exército piemontês e organizou na Toscana a "Divisão Mezzacapo" , uma unidade de voluntários da Romagna e Marche , atuando com Manfredo Fanti na preparação para a anexação da Emilia e Romagna ao Reino da Sardenha. Em 1860 participou da expedição ao Reino das Duas Sicílias com o exército regular piemontês.

Foi Ministro da Guerra durante os dois governos Depretis. Eleito senador em 1º de dezembro de 1870.[1]

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Luigi Mezzacapo e Carlo Mazzacapo, Studi topografici e strategici su l'Italia. Milano: Vallardi, 1859
  • Luigi Mezzacapo. Siamo pratici . Roma: Tipografia Barbera, 1879
  • Luigi Mezzacapo. Armi e politica . Roma: F. Capaccini, 1881
  • Luigi Mezzacapo. Disposizioni di massima per l'esecuzione delle Grandi Manovre di corpi d'armata contrapposti (1880). Roma: Tip. E. De Angelis, [1880!
  • Luigi Mezzacapo. Grandi manovre (1880 : Caratteri topografico-militari del terreno prescelto per le grandi manovre di corpi d'armata contrapposti. Roma . Tip. E. De Angelis, [1880!
  • Luigi Mezzacapo. La difesa dell'Italia dopo il trasferimento della capitale . Firenze : Tip. Militare, 1865
  • Luigi Mezzacapo. La difesa dell'Italia dopo il trasferimento della capitale : considerazioni di L. Mezzacapo. Firenze : Tipografia militare, 1865
  • Luigi Mezzacapo. Quid faciendum? . Roma : Tipografia Barbera, 1879
  • Luigi Mezzacapo. Relazione sulle banche-usure fuse con Scilla e Costa dell'amministratore giudiziario Luigi Mezzacapo. Napoli : tip. di A. Cons., 1870
  • Giovanni Nicotera e Luigi Mezzacapo. Istruzioni per il servizio di repressione del malandrinaggio in Sicilia . Roma : tip. Bencini, 1876

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.