Luis Alberto del Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

</nowiki>Luis Alberto del Paraná (19261974) foi um cantor e violonista paraguaio, membro do grupo Los Paraguayos que viajou o mundo durante as décadas de 50, 60 e começo da década de 1970. Ele é o músico paraguaio mais vendido de sempre. Ele nasceu em 21 de junho de 1926 às 14:30 em Altos, Paraguai. Seu nascimento foi registrado no Tribunal de Magistrados em 14 de agosto de 1926 por sua mãe, Jacinta Mesa (não Meza). Seu nome era Luis Osmer Meza.

Luis era o quarto filho de oito filhos, dos quais um era uma menina, Obdulia (Chiquita), um cantor aposentado. Doña Jacinta, mãe do Paraná morreu em 15 de agosto 1965, enquanto Luis estava em Estocolmo turnê na Europa; O pai de Luis, que era um professor rural, morreu em Piripucú, Concepción em 1947.

Luis frequentou a escola primária em Ypacarai. Na idade de 14, Luis entrou o garoto de escuteiros em "Batallón Rojas Silva" (Salesianito), sob gestão do Padre Ernesto Pérez Acosta. O fato de que ele estava destinado a ser um artista ficou claro a partir da idade de dezoito anos, quando ele interpretou 'Campo Grande' ao lado de Humberto Barua e Digno García, um grande harpista. Foi lá, no velho Rex teatro, que as pessoas começaram a sentir-se atraído por esta jovem, entusiasta menino campo ".

Depois da turnê pela América Central, Luis Alberto del Paraná (nome artístico adotado no México) formou uma banda com Digno García e Agustin Barboza. Esta banda foi batizada de "Los Paraguayos Threesome" e por decreto, 24 de novembro de 1953, o governo nacional deu a cada um dos membros 3.200 dólares para difundir a música paraguaia na Europa através de uma "missão oficial Cultural".

Sua primeira esposa foi Lissette Cairoly, um francês "princesa circo". Sua segunda esposa foi Carmen González Caballero, um dançarino espanhol. Eles tiveram dois filhos: Luis Manuel Meza González e Carmen Fabiola Meza González.

Em (1958), em Milão (Itália), Paraná dotado Pai Pérez um conjunto completo de instrumentos de percussão para o seu antigo Batalhão Escoteiro de usar. Mais tarde, Paraná dedicou uma canção ao Padre Pérez. Esta canção foi incluída em um LP emitida pela Philips International e foi distribuído em todo o mundo.

Quando o contrato expirou, a banda se dissolveu e Paraná formou a banda "Los Paraguayos" com seu irmão Reynaldo Meza, Rubito Medina, e José de los Santos González, um harpista. Eles rapidamente gravou dois LPs para Philips na Holanda: "canções famosas da América Latina" e "Embaixador do Romance", que teve grande sucesso. Este foi o início da gravação de "canções de mais de 500". Eles gravaram hit após hit, até Paraná morreu.

Eles dividiram o palco com os Beatles e gravou com os Rolling Stones.

Luis Alberto del Paraná e "Los Paraguayos" tocada ao vivo no show de Benny Hill "Season 1 Episode 3" (1970)

Luis Alberto del Paraná e "Los Paraguayos" vendeu mais de 30 000 000 registros, mais de 650 000 cassetes de fita, e viajou mais de 1 000 000 quilômetros durante os seus passeios.

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


http://www.musicaparaguaya.org.py http://en.wikipedia.org/wiki/Luis_Alberto_del_Paran%C3%A1