Luis Augusto de Bourbon, duque de Maine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Duque de Maine em 1695

Luis Augusto de Bourbon, duque de Maine (31 de março de 1670 - 14 de maio de 1736), foi o segundo dos filhos ilegitimos nscidos da relação entre o rei francês Luís XIV e Madame de Montespan. Nasceu em Saint-Germain-en-Laye, foi legitimado aos três anos em dezembro de 1673 e seu pai lhe entregou o titulo de Duque de Maine, no mesmo dia sua irmã Luisa Francisca de Bourbon também foi legitimada e conhecida desde este momento como Mademoiselle de Nantes.

No momento de ser introduzido na Corte real de Versalhes não tardou em se converter no favorito de seu pai, o rei, teve importantes tutores como François-Henri de Montmorency que se encarregou do treinamento militar de Luís Augusto, mas este jamais demonstrou grandes dotes como soldado. O amor de seu pai lhe valeria mais títulos, como o de Príncipe des Dombes, Duque de Aumale e Conde d'Eu, alguns deles cedidos por la Gran Mademoiselle, Ana Maria Luísa de Orléans, e por pressões do rei.

Como um filho legitimado do Rei de França, teve direito a um prestigioso casamento, pensou-se inclusive em compromete-lo com sua prima Isabel Carlota de Orleáns, filha de seu tio Felipe, duque de Orleáns, mas a eleita para transformar-se em duquesa de Maine foi Mademoiselle de Charolais Ana Luisa Benedita de Bourbon-Condé, filha do prícipe Henrique III de Bourbon-Condé, o casamento ocorreu em 1692. Tiveram 7 filhos:

  • Mademoiselle de Dombes (1694)
  • Luis Constantino de Bourbon, príncipe des Dombes (1695-1698)
  • Mademoiselle de Aumale (1697-1699)
  • Luis Augusto de Bourbon, príncipe des Dombes (1700-1755)
  • Luis Carlos de Bourbon, conde d'Eu (1701-1755)
  • Carlos de Bourbon, duque de Aumale (1704-1708)
  • Luisa Francisca de Bourbon, mademoiselle de Maine(1707-1743)

Em 1714 o rei pos ele e seu irmão mais novo o Conde de Tolosa na linha de sucessão ao trono, depois dos desastrosos anos de 1711 e 1712 nos quais ocorreram a morte de três dos herdeiros legitimos do Rei-Sol. no ano seguinte o rei faleceu, como ultima vontade havia entregado a regencia de seu bisneto Luís XV de França a seu sobrinho Filipe II, Duque d'Orleães e ao duque de Maine, mas Felipe II conseguiu a anulação do desejo do falecido monarca e ficou sozinho na regência. Diante disso Luís Agusto e sua esposa começaram uma conspiração para substituir o Duque de Orléans pelo rei da Espanha Felipe V, neto de Luís XIV e sobrinho de Luís Augusto. A conspiração foi descoberta e o duque exilado. Anos depois ele morreria em Sceaux.