Luke Macfarlane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Luke Macfarlane
Luke Macfarlane
Nascimento 19 de janeiro de 1980 (35 anos)
Nacionalidade Canadense


Luke Macfarlane (London, Ontário, Canadá, 19 de janeiro de 1980) é um ator canadense. Mais conhecido por seu papel de Scotty Wandell na série norte-americana Brothers & Sisters.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância[editar | editar código-fonte]

Thomas Luke Macfarlane Jr. nasceu em London, Ontario, Canadá. Seu pai, Thomas (já falecido), era o Diretor dos Estudantes de Saúde e Serviços, na University of Western Ontario, e sua mãe, Penny, é uma enfermeira de saúde mental num dos hospitais de Londres, Ontário. Luke Macfarlane estudou na London Central Secondary School com sua irmã gêmea Ruth e sua irmã mais velha Rebecca.

Carreira artística[editar | editar código-fonte]

Macfarlane estudou artes dramáticas na Juilliard School em Nova Iorque, onde ele protagonizou nas produções de Romeu & Julieta, Ricardo III, A Escola de Noite, Janela Azul, As Vinhas da Ira, e Como Gosta de Ele antes de graduar da divisão de drama em 2003.

Macfarlane foi um dos quatro personagens principais em Juvenilia, no Teatro Playwrights Horizons, de 14 de novembro à 21 de dezembro de 2003. Ele desempenhou o papel principal na estréia americana de Where Do We Live, encenado no Vineyard Theatre, em maio de 2004. A produção foi citada pela GLAAD Media Awards na qualidade de excelente Teatro de Nova Iorque: Broadway e Off-Broadway. Ele também apareceu com Jill Clayburgh e Hamish Linklater na produção off-Broadway da produção The Busy World is Hushed, novamente no Teatro Playwrights Horizons, no Verão de 2006. Ele reprisou seu papel de Thomas para o L.A. Premiere at the Skirball Center entre 7 - 11 de fevereiro de 2007.

Na televisão, Macfarlane é talvez melhor conhecido por seu papel como soldado Pvt. Frank "Dim" Dumphy na FX(Fox eXtended Networks) 2005 programa de televisão Over There. Ele teve o papel de inimigo de Cynthia Nixon, em Robert Altman's Tanner on Tanner sobre o Sundance Channel.

Macfarlane teve um papel permanente na emissora ABC na série Brothers & Sisters como Scotty Wandell, marido de um dos "irmãos" do show, Kevin Walker, interpretado por Matthew Rhys. O personagem de Scotty, foi o centro de algum debate, tal como o seu maior dinamismo personalidade (Contrastando com a masculinidade de Kevin) levou fãs e críticos como a revista norte-americana Tv Guide, onde o crítico Michael Ausiello, disse em matéria que Scotty era o swishy (Em português seria o homossexual que tem jeitos e atitudes femininas) de Kevin.

No episódio Date Night, foi estabelecido que a personalidade de Scotty era um ato flamboyant, devido a estar nervoso e querendo se sentir menos inseguro. Scotty e Kevin participaram de muitos episódios juntos, até quando ele rompe com Kevin devido a ele não tratá-lo com bastante respeito. Macfarlane recebeu elogios por seu retrato de um tipo de homossexual que é muitas vezes escrito e realizado em termos muito estereotipado. Matthew Rhys disse que teve uma grande reação quando Kevin e Scotty romperam, e que a relação tinha "atingiu um acorde"

Na segunda temporada da já consagrada série, Macfarlane voltou, e se tornou personagem fixo, reatando o namoro com Kevin Walker, e até celebrando a união do casal numa cerimonia. Atualmente a terceira temporada é exibida nos Estados Unidos, onde Scotty vem se tornando cada vez mais popular.

Luke foi o último membro a serem adicionados ao piloto da FOX, Supreme Courtships, recebendo o papel do conservador Allen Moore, descrito como um verdadeiro babá para bebés ao tentar provar que ele é mais do que apenas um legado no tribunal. O piloto não foi pego pela Fox Broadcasting Company para a temporada 2007-2008. Em seu último trabalho, Macfarlane recebeu o papel de liderança nas duas partes da mini-série chamada Iron Road, que foi filmado na China durante cinco semanas, e na British Columbia durante duas semanas. Esta mini-série foi filmada a partir de meados de abril a junho de 2007, e foi definida para ser lançada em abril de 2008, embora ele ainda não foi ao ar.

Macfarlane fazia parte da noite-uma celebridade realizada encenação de Howard Ashman's uma produção musical Dreamstuff. O musical foi re-imaginado por Howard, parceiros da Marsha Malamet, e Dennis Verde, e realizada uma noite só em Los Angeles Teatro Rita Hayworth, com a participação de Bruno Kirby um leitor de séries, dirigido por Michael Urie em Ugly Betty. Luke estrelou no show em conjunto com Eden Espinosa, Vicki Lewis, Fred Willard e David Blue.

Carreira Musical[editar | editar código-fonte]

Macfarlane era o cantor e compositor da banda Fellow Nameless, quando ele estava na 8 ª série, juntamente com alguns dos seus colegas na Escola Lester B. Pearson, para as Performances Artísticas, com o nome de Slipnaught, um nome que escolheu aleatoriamente a partir de um dicionário porque não têm um nome para a banda quando chegou a hora de executar fase. Fellow Nameless veio de Slipnaught principalmente porque os membros da banda odiou o nome original, e assim, Fellow Nameless nasceu na Escola London Central Secondary. Fellow Nameless produziu um Underground Album, que foi um meia-estúdio, half-live CD álbum, e eles registado um adicional dez canções que nunca obtive posto para fora, incluindo três músicas que foram gravadas para um desenvolvimento lidar com Maverick Records. A extinta banda de Londres, Ontário, a Fellow Nameless, mais tarde teve duas encarnações sem o líder Luke Macfarlane como cantor. A primeira encarnação entrou no segundo trimestre de 2004 com a criação de Van A Primer e um novo cantor, Matthew Pearn. A sua atual encarnação, a partir de março de 2006, tem três dos restantes membros banda no âmbito do novo nome da banda Cancel Winter. Macfarlane tem outros talentos musicais clássicos, o violoncelo e o trompete.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista com o jornal canadense The Globe and Mail publicado em 15 de abril de 2008, Luke pronunciou publicamente sua homossexualidade.[1]

Interpretações[editar | editar código-fonte]

Filmografia e Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2015 Killjoys (Tv Series) D'Avin
2014 The Memory Book (Tv Movie) Gabe
2014 The Night Shift  Cpt. Rick Lincoln
2013 Erection (Short Film) Dean
2013 Smash Patrick Dillon
2013 Person of Interest Special Agent Alan Fahey
2013 Sastifaction Jason Howell
2008 Iron Road James Nichol
2006-2011 Brothers & Sisters Scotty Wandell
2006 Trapped Ashes Vincent
2006 Recalled Lieutenant Sefton
2005 Over There Pvt. Frank Dumphy
2004 Tanner sobre Tanner (Filme) Stuart DeBarge
2004 Kinsey (Filme) Bruce Kinsey

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2009 The Jazz Age F. Scott Fitzgerald
2006-2007 The Busy World is Hushed Thomas
2004 Where Do We Live? Stephen
2003 Juvenilia Brondie Chase

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Luke Macfarlane