Luogeng Hua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este é um nome chinês; o nome de família é Hua.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Hua Luogeng. Ajude e colabore com a tradução.


Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Zhongwen.svg Este artigo contém texto em chinês.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de caracteres chineses.


Luogeng Hua
Matemática
Dados gerais
Nacionalidade República Popular da China Chinesa
Nascimento 12 de novembro de 1910
Local Jintan, JiangsuDinastia Qing
Morte 12 de junho de 1985 (74 anos)
Local Japão Tóquio, Japão
Atividade
Campo(s) Matemática
Instituições Academia Chinesa de Ciências
Orientado(s) Pan Chengdong, Jingrun Chen

Luogeng Hua (chinês tradicional: 華羅庚, chinês simplificado: 华罗庚, pinyin: Huà LuógēngWade-Giles: Hua Lo-keng; 12 de novembro de 191012 de junho de 1985) foi um matemático Chinês nascido em Jintan, Jiangsu. Ele foi o fundador e pioneiro em muitos campos de investigação matemática. Ele escreveu mais de 200 artigos e monografias, muitos dos quais se tornaram clássicos.

Desde sua morte súbita ao apresentar uma palestra na Universidade de Tóquio, muitos programas do ensino secundário de matemática ter sido nomeado após ele. Seu livro sobre teoria aditiva de números primos influenciou muitos teoristas dos números na China, incluindo o renomado Jingrun Chen, que obteve o melhor resultado até agora para a conjectura forte de Goldbach. Hua também fez contribuições para o desenvolvimento do ensino superior na China. Ele foi o primeiro presidente do Departamento de Matemática e vice-presidente da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (UCTC), um novo tipo de universidade chinesa estabelecida pela Academia Chinesa de Ciências em 1958, que visava promover investigadores qualificados necessários para o desenvolvimento econômico, defesa e educação em ciência e tecnologia.

O pai de Hua era um pequeno empresário. Hua conheceu um professor de matemática no ensino médio que reconheceu o seu talento precoce e incentivou-o a ler textos avançados. Hua adquiriu um tipo de paralisia em seus últimos anos de adolescência, devido uma doença prolongada mal-tratada durante a qual ele ficou na cama por um semestre. Seu primeiro resultado significativo estava preocupado com um artigo escrito pelo Dr. Su Jiaju que afirmou ter uma solução de forma fechada radical dos quinticas. Hua estudou o artigo original de Niels Henrik Abel sobre a insolubilidade de equação de quinto grau e encontrou um erro de cálculo em uma matriz de 13 × 13 no papel de Su. Hua então publicou sua réplica em um jornal de matemática influente na China, que foi notado por alguns professores da Universidade de Tsinghua, em especial Dr. Xiong Qinglai.

Hua não havia recebido uma educação universitária formal. Embora vários doutorados honoris causa tenham sido condedidos a ele, nunca teve um grau formal de qualquer universidade. Na verdade, sua educação formal consistia apenas de seis anos de escola primária e três anos de ensino médio. Por essa razão o Dr. Xiong Qinglai ficou espantado com a habilidade matemática de Hua e em 1931 o convidou para estudar matemática na Universidade de Tsinghua.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Additive Theory of Prime Numbers (Translations of Mathematical Monographs : Vol 13). [S.l.]: Amer Mathematical Society, 1966. ISBN 0-8218-1563-6
  • Introduction to Number Theory. [S.l.: s.n.], 1987. ISBN 354010818
  • Hua, Lo-keng. Starting with the Unit Circle: Background to Higher Analysis. Berlin: Springer-Verlag, 1981. ISBN 0-387-90589-8
  • Loo-keng Hua: Selected Papers. [S.l.]: Springer Verlag, 1983. ISBN 0-387-90744-0

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.