Luta de braço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luta de braço.

A luta de braço (também conhecida como braço de ferro, quebra de braço ou queda de braço) é uma atividade esportiva em que dois contendores, com um dos cotovelos apoiados sobre superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos, e cada um, aplicando força muscular, tenta fazer o adversário desdobrar o braço.

A origem da luta de braço é imemorial, pois desde as mais antigas civilizações há registros desta prática em gravuras, pinturas, estátuas etc.

A partir da década de 1950 a luta de braço começou a se popularizar no Brasil. Em 1977 a luta de braço se oficializou no Brasil e em 1994 foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB).[1]

As regras da luta de braço são simples. Os atletas competem divididos por categorias de idade, sexo e peso, conforme a massa corporal. Também competem portadores de deficiência física.

Os competidores deverão apoiar os cotovelos numa mesa padronizada, com o braço desnudo. Compete-se com o braço direito ou o esquerdo. Os polegares devem ficar unidos e entrelaçados e a mão livre segurar um pino lateral. Braços e pulsos devem estar inicialmente alinhados.
Deve haver árbitros para o alinhamento dos punhos e sinal de partida e avaliando para que não haja faltas.[1]

Não há limite de tempo para cada luta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Luta de braço
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete braço-de-ferro.

Referências

  1. a b Luta de braço. Confederação Brasileira de Luta de Braço. Página visitada em 2 de outubro de 2009.