Festival Eurovisão da Canção 1984

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1984
29° edição
Datas
Final 5 de maio de 1984
Anfitrião
Local Grand Théâtre de Luxembourg, Cidade do Luxemburgo, Luxemburgo
Apresentador(es) Luxemburgo Désirée Nosbusch
Maestro Luxemburgo Pierre Cao
Diretor Luxemburgo René Steichen
Supervisor executivo Suíça Frank Naef
Estação Anfitriã RTL Letzeburg
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 19 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso  Irlanda
Países de saída  Grécia
 Israel
Actuações
Actuações de abertura(s) O maestro Pierre Cao dirige a orquestra com o instrumental das canções vencedoras pelo Luxemburgo.
Actuações nos intervalos Prague Theatre of Illuminated Drawings
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1984

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
1983Festival Eurovisão da Canção1985

O Festival Eurovisão da Canção 1984 (em inglês: Eurovision Song Contest 1984 e em francês: Concours Eurovision de la chanson 1984) foi o 29º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 5 de Maio de 1984 em Luxemburgo. A apresentadora foi Désirée Nosbusch. Nosbusch, com apenas 19 anos de idade na época, abriu o certame de forma descontraída, o que era bastante incomum na época. Manifestou a sua fluência em 5 línguas, quando ela mudou entre inglês, francês, alemão, italiano e luxemburguês no decorrer de seu discurso, muitas vezes na mesma frase. O trio sueco Herreys foi o vencedor deste ano, interpretando o tema "Diggi-Loo Diggi-Ley". Foi a primeira edição em que foi transmitida em estéreo em alguns países.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã : Luxemburgo (cidade)
O Grand Théâtre de Luxembourg, no Luxemburgo.

O Festival Eurovisão da Canção 1984 ocorreu na capital do Luxemburgo. A cidade do Luxemburgo é uma comuna de Luxemburgo com status de cidade, pertencente ao distrito de Luxemburgo e ao cantão de Luxemburgo. Luxemburgo é uma cidade muito desenvolvida em seu comércio e nas indústrias. Luxemburgo é uma das cidades mais ricas da Europa e tornou-se um importante centro financeiro e administrativo. A cidade do Luxemburgo contém várias instituições da União Europeia, incluindo o Tribunal de Justiça Europeu, o Tribunal de Contas e o Banco Europeu de Investimento.

O festival em si realizou-se no Grand Théâtre de Luxembourg, inaugurado em 1964 como Théâtre Municipal de la Ville de Luxembourg, é uma das maiores salas de espetáculos do país para teatro, ópera e ballet.[1][2] Passou por obras de renovação em 2002–2003, resultando em melhorias substanciais nas instalações de tecnologia de palco, acústica e iluminação.

Formato[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, existiram rumores de que o Luxemburgo não poderia receber a edição de 1984 devido ao facto de não ter um local adequado para o realizar. No entanto, optou-se pelo Grand Théâtre de Luxembourg, que já tinha recebido a edição de 1973, mas o acesso era limitado: apenas foram permitidos entrar as delegações, a imprensa e alguns convidados VIP.[3] De entre as personalidades que assistiram ao festival ao vivo no recinto estavam o futuro grão-duque Henrique de Luxemburgo e a sua esposa Maria Teresa de Luxemburgo.

Grécia e Israel desistiram do concurso, este último devido ao facto do certame ter tido lugar no mesmo dia do que o Yom HaZikaron, o Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel.[3]

O certame foi transmitido em mais de 30 países, entre os quais a União Soviética, com alguns deles a transmitir pela primeira vez em estéreo. Esta edição foi a menor em cerca de 10 anos, com apenas 2 horas e 13 minutos de emissão.

O núcleo da equipa técnica foi formado por René Steichen (direção), Ray van Kant, Mariette Dumont, Patrick Seyler e Arlette Goebel (produção executiva), Roland de Groot (cenografia) e Pierre Cao (direção musical).[3]

Visual[editar | editar código-fonte]

A introdução consistia na transmissão de imagens aéreas do país anfitrião, terminando com o maestro Pierre Cao a dirigir a orquestra com o instrumental das canções vencedoras pelo Luxemburgo.

A orquestra, dirigida por Pierre Cao, localizava-se num fosso, em frente ao palco. O palco, da autoria de Roland de Groot (que já tinha sido o autor dos palcos das edições de 1970, 1976 e 1980), consistia em painéis móveis cujas diferentes montagens deram profundidade ao pequeno palco, com três pódios com escadas, bem como uma série de figuras geométricas planas, que a princípio formavam um "4", referindo-se ao ano em curso: essas figuras mudavam de posição de acordo com as atuações; todos esses elementos foram iluminados por dentro. O quadro de votação estava localizado à esquerda do palco. A mesa do supervisor estava localizada à direita. Pela primeira vez, a produção utilizou animações geradas por computador, especialmente para abertura e para os cartões postais.[4]

A apresentadora foi Désirée Nosbusch[3], que conduziu o certame de forma descontraída, falando aos espectadores em inglês, francês, alemão, italiano e luxemburguês e, devido à sua grande fluência nestes idiomas, falava estas 5 línguas, muitas vezes na mesma frase. Curiosamente, o diretor musical, Pierre Cao, foi seu professor de música na escola.

Os cartões postais consistiram em imagens geradas por computador em que estereótipos foram intercalados com carimbos do país correspondente, sempre em tom humorístico. Não em vão, estes sketches foram realizados por um grupo de comediantes parisienses batizados para a ocasião com o nome de "Turistas". Da mesma forma, e como aconteceu em Harrogate em 1982, antes do início de cada apresentação, as câmeras focaram no comentarista da respectiva televisão, quando muitas delas aproveitaram a oportunidade para saudar os espectadores.

O intervalo foi ocupado pelos artistas da Prague Theatre of Illuminated Drawings, com um número de mímica que girava em torno do diálogo silencioso entre um palhaço e um cavalo, ambos manipulados por cordas.

Pela primeira vez na história do concurso, uma música e seus artistas foram vaiados pelo público. Tratpu-se da canção inglesa e o grupo Belle & The Devotions, composto por Kit Rolfe, Laura James e Linda Sofield. A causa deste incidente ainda é difícil de determinar. Duas hipóteses são geralmente avançadas: em primeiro lugar, uma reação dos espectadores de Luxemburgo aos eventos que ocorreram a 16 de novembro de 1983, pois nesse dia, depois de uma partida de futebol entre as equipes inglesa e luxemburguesa, hooligans britânicos saquearam a cidade de Luxemburgo, causando danos generalizados e indignação do público luxemburguês; em segundo lugar, uma reação dos espectadores a um truque presumido da atuação, pois parecia que apenas Rolfe estava a cantar.[5]

Votação[editar | editar código-fonte]

Cada país tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

O supervisor executivo da EBU foi Frank Naef.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, a banda Bravo, Herreys e Linda Martin apareceram.

Na primeira parte do procedimento, o placar apresentava na tela um fundo preto. Mas depois do voto belga, o fundo ficou azul.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Participações Individuais ESC1984

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Aufrecht geh'n" Mary Roos Ein lied für Luxemburg 1984 29 de março de 1984
Seguir alto Alemão
 Áustria "Einfach weg" Anita Österreichische Vorausscheidung 1984 22 de março de 1984
Simplesmente Ausente Alemão
 Bélgica "Avanti la vie" Jacques Zegers Finale Nationale - Eurovision 1984 2 de março de 1984
Avante a Vida Francês
 Chipre "Anna Maria Lena" (Άννα Μαρία Λένα) Andy Paul Kíprii Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 1984 -
Anna Maria Lena Grego
 Dinamarca "Det' lige det" Hot Eyes Dansk Melodi Grand-Prix 1984 18 de fevereiro de 1984
É justamente isso Dinamarquês
 Espanha "Lady, Lady" Bravo Selecção Interna -
Senhora, Senhora Castelhano
 Finlândia "Hengaillaan" Kirka Euroviisut 1984 18 de fevereiro de 1984
Vamos esperar Finlandês
 França "Autant d'amoureux que d'étoiles" Annick Thoumazeau Sélection Française - Eurovision 1984 25 de março de 1984
Tantos apaixonados como estrelas Francês
 Irlanda "Terminal 3" Linda Martin National Song Contest 1984 31 de março de 1984
Terminal 3 Inglês
 Itália "I treni di Tozeur" Alice & Franco Battiato Selecção Interna -
Os comboios de Tozeur Italiano & Alemão
 Iugoslávia "Ciao, amore" Vlado & Isolda Pjesma Eurovizije 1984 23 de março de 1984
Adeus meu amor Servo-croata
 Luxemburgo "100% d'amour" Sophie Carle Selecção Interna -
100% de amor Francês
 Noruega "Lenge leve livet" Dollie de Luxe Melodi Grand-Prix 1984 7 de abril de 1984
Viva a vida Norueguês
 Países Baixos "Ik hou van jou" Maribelle Nationaal Songfestival 1984 14 de março de 1984
Amo-te Holandês
 Portugal "Silêncio e Tanta Gente" Maria Guinot Festival RTP da Canção 1984 7 de março de 1984
Silêncio e Tanta Gente Português
 Reino Unido "Love Games" Belle & the Devotions A song for Europe 1984 4 de abril de 1984
Jogos de amor Inglês
 Suécia "Diggi-Loo Diggi-Ley" Herreys Melodifestivalen 1984 25 de fevereiro de 1984
Diggi-Loo Diggi-Ley Sueco
 Suíça "Welche Farbe hat der Sonnenschein?" Rainy Day Finale Svizzera 1984 4 de fevereiro de 1984
De que cor é a luz do sol? Alemão
 Turquia "Halay" Beş Yıl Önce, On Yıl Sonra Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1984 25 de fevereiro de 1984
Halay Turco

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma[6] Artista Canção Lugar Pontuação
 Suécia Sueco Herreys "Diggi-Loo Diggi-Ley" 145
 Luxemburgo Francês Sophie Carle "100% d'amour" 10º 39
 França Francês Annick Thoumazeau "Autant d'amoureux que d'étoiles" 61
 Espanha Castelhano Bravo "Lady, Lady" 106
 Noruega Norueguês Dollie de Luxe "Lenge leve livet" 17º 29
 Reino Unido Inglês Belle & the Devotions "Love Games" 63
 Chipre Grego Andy Paul "Anna Maria Lena" (Άννα Μαρία Λένα) 15º 31
 Bélgica Francês Jacques Zegers "Avanti la vie" 70
 Irlanda Inglês Linda Martin "Terminal 3" 137
10º  Dinamarca Dinamarquês Hot Eyes "Det' lige det" 101
11º  Países Baixos Holandês Maribelle "Ik hou van jou" 13º 34
12º  Iugoslávia Servo-Croata Vlado & Isolda "Ciao, amore" 18º 26
13º  Áustria Alemão Anita "Einfach weg" 19º 5
14º  Alemanha Alemão Mary Roos "Aufrecht geh'n" 13º 34
15º  Turquia Turco Beş Yıl Önce, On Yıl Sonra "Halay" 12º 37
16º  Finlândia Finlandês Kirka "Hengaillaan" 46
17º  Suíça Alemão Rainy Day "Welche Farbe hat der Sonnenschein?" 16º 30
18º  Itália Italiano & Alemão Alice & Franco Battiato "I treni di Tozeur" 70
19º  Portugal Português Maria Guinot "Silêncio e Tanta Gente" 11º 38

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1984, foi a seguinte:[7]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Suécia Luxemburgo França Espanha Noruega Reino Unido Chipre Bélgica República da Irlanda Dinamarca Países Baixos República Socialista Federativa da Iugoslávia Áustria Alemanha Turquia Finlândia Suíça Itália Portugal
 Suécia 2 10 8 3 4 12 5 6 7 1
 Luxemburgo 6 8 7 1 12 5 3 2 10 4
 França 6 10 1 12 3 8 7 2 4 5
 Espanha 4 7 3 2 10 6 8 1 12 5
 Noruega 10 2 6 8 3 4 12 7 5 1
 Reino Unido 7 6 4 8 12 1 3 2 5 10
 Chipre 12 7 3 6 2 10 5 8 4 1
 Bélgica 7 10 3 1 2 12 8 6 4 5
 Irlanda 12 5 7 3 8 4 10 6 1 2
 Dinamarca 12 5 7 1 10 3 4 2 6 8
 Países Baixos 10 12 2 4 8 7 3 5 1 6
 Iugoslávia 4 8 2 1 12 6 5 10 3 7
 Áustria 12 8 6 2 3 10 4 1 5 7
 Alemanha 12 2 7 4 10 5 3 1 6 8
 Turquia 3 4 12 1 5 10 2 8 6 7
 Finlândia 8 6 4 10 7 5 2 3 1 12
 Suíça 10 4 3 2 12 1 5 6 7 8
 Itália 6 3 7 8 10 1 12 5 2 4
 Portugal 4 7 12 6 10 2 1 5 3 8
Total 145 39 61 106 29 63 31 70 137 101 34 26 5 34 37 46 30 70 38
Lugar 10º 17º 15º 13º 18º 19º 13º 12º 16º 11º
Países Votantes Suécia Luxemburgo França Espanha Noruega Reino Unido Chipre Bélgica República da Irlanda Dinamarca Países Baixos República Socialista Federativa da Iugoslávia Áustria Alemanha Turquia Finlândia Suíça Itália Portugal
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Suécia Luxemburgo França Espanha Noruega Reino Unido Chipre Bélgica República da Irlanda Dinamarca Países Baixos República Socialista Federativa da Iugoslávia Áustria Alemanha Turquia Finlândia Suíça Itália Portugal
 Suécia 0 0 2 10 8 3 4 0 12 5 0 0 0 0 6 7 1 0 0
 Luxemburgo 6 0 2 18 15 4 4 12 17 8 2 0 0 0 6 7 1 10 4
 França 12 0 2 28 15 4 5 24 20 16 9 2 0 4 6 12 1 10 4
 Espanha 16 7 2 28 15 7 5 26 30 22 17 2 0 4 6 13 1 22 9
 Noruega 26 7 4 34 15 15 5 29 34 34 17 2 0 11 6 18 1 23 9
 Reino Unido 33 7 10 38 15 15 5 29 42 46 18 5 0 13 11 18 11 23 9
 Chipre 45 14 13 44 15 17 5 29 52 51 18 13 0 13 11 22 12 23 9
 Bélgica 52 14 23 47 16 19 5 29 64 59 18 13 0 19 15 22 17 23 9
 Irlanda 64 19 23 54 19 27 9 29 64 69 24 13 1 19 17 22 17 23 9
 Dinamarca 76 24 23 61 19 28 19 29 67 69 24 13 5 21 17 28 25 23 9
 Países Baixos 86 24 35 63 19 32 19 37 74 72 24 13 5 26 18 28 25 23 15
 Iugoslávia 90 32 35 65 19 33 31 37 74 78 29 13 5 26 28 31 25 23 22
 Áustria 102 32 43 71 19 35 31 40 84 82 29 13 5 27 28 36 25 30 22
 Alemanha 114 32 43 71 21 42 31 44 94 87 29 16 5 27 28 37 25 36 30
 Turquia 117 36 43 83 21 43 31 49 104 89 29 24 5 27 28 43 25 43 30
 Finlândia 125 36 43 83 27 47 31 59 111 94 29 26 5 27 31 43 26 55 30
 Suíça 135 36 47 86 29 47 31 59 123 95 34 26 5 27 37 43 26 62 38
 Itália 141 39 54 94 29 57 31 60 135 100 34 26 5 29 37 43 30 62 38
 Portugal 145 39 61 106 29 63 31 70 137 101 34 26 5 34 37 46 30 70 38
Lugar 10º 17º 15º 13º 18º 19º 13º 12º 16º 11º
Países Votantes Suécia Luxemburgo França Espanha Noruega Reino Unido Chipre Bélgica República da Irlanda Dinamarca Países Baixos República Socialista Federativa da Iugoslávia Áustria Alemanha Turquia Finlândia Suíça Itália Portugal
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
5  Suécia Alemanha, Áustria, Chipre, Dinamarca, Irlanda
4  Irlanda Bélgica, Itália, Suécia, Suíça
2  Bélgica França, Luxemburgo
 Dinamarca Noruega, Reino Unido
 Itália Espanha, Finlândia
 Espanha Portugal, Turquia
1  Chipre Jugoslávia
 França Países Baixos

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Suécia Curt-Eric Holmquist
 Luxemburgo Pascal Stive
 França François Rauber
 Espanha Eddy Guerin
 Noruega Sigurd Jansen
 Reino Unido John Coleman
 Chipre Pierre Cao
 Bélgica Jo Carlier
 Irlanda Noel Kelehan
 Dinamarca Henrik Krogsgaard
 Países Baixos Rogier van Otterloo
 Iugoslávia Mato Dosen
 Áustria Richard Österreicher
 Alemanha Pierre Cao
 Turquia Selçuk Basar
 Finlândia Ossi Runne
 Suíça Mario Robbiani
 Itália Giusto Pio
 Portugal Pedro Osório
Maestro anfitrião Ronnie Hazlehurst

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Em 1984, os repetentes foram:

País (1984) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Alemanha Mary Roos ESC 1984 Alemanha "Nur die Liebe läßt uns leben" Só o amor nos deixa viver 107
 Iugoslávia Izolda Barudžija (com Vlado Kalember) ESC 1982 (como parte dos Aska) Jugoslávia "Halo, Halo" (Хало, хало) Alô! Alô! 21 14º
ESC 1983 (como corista de Danijel Popović) Jugoslávia "Džuli" (Џули) Júlia 125

Referências

  1. "The "Grand Théâtre" of Luxembourg City offers high quality cultural events" Arquivado em 2011-07-22 no Wayback Machine, Luxembourg National Tourist Office, London. Retrieved 27 December 2010.
  2. "Grand Théâtre de Luxembourg" Arquivado em 2011-07-22 no Wayback Machine, Théâtre Info Luxembourg. (em francês) Retrieved 27 December 2010.
  3. a b c d https://eurovision.tv/event/luxembourg-1984#About%20the%20show
  4. KENNEDY O’CONNOR John, The Eurovision Song Contest. 50 Years. The Official History, Londres, Carlton Books Limited, 2005, p.96.
  5. KENNEDY O’CONNOR John, op.cit., pp.97-98.
  6. «Eurovision Song Contest 1986». The Diggiloo Thrush. Consultado em 22 de dezembro de 2018 
  7. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1984