Lysander Spooner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lysander Spooner
Lysander Spooner
Nascimento 19 de Janeiro de 1808
Massachusetts
 Estados Unidos
Morte 14 de maio de 1887
Boston
Ideias notáveis abolicionismo, libertarianismo

Lysander Spooner (Athol, Massachusetts, 19 de janeiro de 1808 - Boston, 14 de maio de 1887) foi um jurista, filósofo político, empresário, abolicionista, jusnaturalista e anarquista individualista americano. Foi partidário da resistência fiscal e do movimento de reforma do trabalho.

Primeiros anos. Etapa abolicionista[editar | editar código-fonte]

Spooner nasceu em Massachusetts (Estados Unidos) em 19 de junho de 1808. Formou-se como jurista e começou a militar em organizações abolicionistas, tendo um papel muito relevante contra o julgamento e contra a execução do abolicionista John Brown em 1859. Já em 1845 escrevera Unconstitutionality of slavery (Inconstitucionalidade da escravidão), ensaio radical contra a escravidão; e em 1850, A defense for fugitive slaves (Uma defesa para os escravos fugitivos), uma defesa do direito dos escravos a fugirem.

Etapa anarquista[editar | editar código-fonte]

Spooner relacionou rapidamente o direito dos escravos a puxar pelo fim da escravidão com as ideias anarquistas e, em 1870, escreve The Constitution of no authority, onde se afirma como pensador anarquista radical, defendendo que qualquer governo é uma associação de criminosos e vigaristas e também que toda legislação se opõe ao Direito natural e é por isso criminal. Essa obra irá ter uma grande influência entre os filósofos anarquistas norte-americanos.

A sua interpretação libertária do direito natural levou-o a propor o levantamento das pessoas contra os governos e as suas periferias capitalistas que impedem com a sua legislação o desenvolvimento do que é natural em direito. Expõe estas ideias na obra A ciência da justiça, onde estende a responsabilidade do governo ao exército e a polícia, que considera serem ferramentas para proteger a plutocracia e os monopólios relacionados com os conceitos de Estado e poder.

Juridicamente, Spooner defendeu a nulificação por júri como uma garantia legal numa sociedade anarquista, onde o júri não só aplicaria a lei em cada caso, senão que julgaria a legitimidade mesma da lei que rege em cada caso.

Empresário[editar | editar código-fonte]

Portal Portal da Anarquia

Spooner também se ocupou da economia, advogando por um sistema de livre mercado de créditos numa banca livre. Ademais, fundou a American Letter Mail Company, uma empresa de correios que visava demonstrar que qualquer iniciativa particular e descentralizada seria mais eficiente do que uma iniciativa estatal centralizada, denunciando ademais a sua insubordinação ao Estado - que tinha o monopólio dos correios.

Por este motivo, Spooner é tradicionalmente reivindicado como um dos precursores do anarcocapitalismo e do libertarianismo. De facto, desde 2004, a livraria Laissez Faire Books outorga anualmente o Prémio Lysander Spooner à promoção da liberdade por meio da literatura.