Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Wikcionário
Wikcionário
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete .
Wikcionário
Wikcionário


[1][2] é o nome da sexta nota da escala diatônica de dó maior.

Nome

O nome original desta nota deriva do início do sexto verso do hino religioso Ut queant laxis, usado por Guido d'Arezzo para nomear todas as notas musicais:

Ut queant laxis
resonare fibris
mira gestorum
famuli tuorum
solve polluti
labii reatum
Sante Iohannes. (Si)

Antes da adoção do solfejo, as notas eram chamadas por letras. A nota lá corresponde à nota A. Em diversas línguas este nome ainda é usado e mesmo em português usa-se o nome A em cifras.

Altura

No temperamento igual, a nota lá é usada como referência de altura para todas as outras notas e por isso costuma-se fazer referência ao diapasão de lá sempre que se deseja indicar qual a freqüência das demais notas. O lá que fica logo acima do dó central do piano tem a freqüência de 440 Hz[1]. Esta altura já foi diferente e foram usadas freqüências de lá variando de 430 a 460 Hz. Até a metade do século XX cada país adotava uma freqüência de diapasão diferente, mas hoje em dia considera-se a afinação de 440 Hz como padrão, seguido por todos os países e fabricantes de instrumentos musicais. Tem dois enarmônicos, sol dobrado sustenido (G♯♯)[1][2] e si dobrado bemol (B♭♭)[1][2].

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.