Língua eslovena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esloveno

slovenščina

Falado(a) em: Eslovênia, Croácia, Itália
Total de falantes: 2,2 milhões
Família: Indo-europeia
 Eslava
  Eslava do sul
   Eslava ocidental
    Esloveno
Estatuto oficial
Língua oficial de: Eslovénia
Regulado por: Academia Eslovena de Ciências e Artes
Códigos de língua
ISO 639-1: sl
ISO 639-2: slv
ISO 639-3: slv
Áreas de fala eslovena.

É uma língua eslava de origem indo-europeia oficial na Eslovênia.

História

Os assentamentos eslovenos mais antigos na região atual datam do século VI d.C. No princípio a língua eslovena compartilhou seu desenvolvimento com os dialetos kajkaviano e cakaviano, ambos serbo-croatas, mas do século XII em diante os eslovenos estiveram controlados politicamente por falantes de romance e sobretudo de germânico, o que fez com que o uso do esloveno se restringisse a formas dialetais bastante localizadas, resultando em um bilinguismo extensivo mas esporádico. Existem poucos textos do período anterior à Reforma, dentre eles os Fragmentos Freisin (cerca de 1000 d.C.) são notáveis.

No século XVI a língua eslovena se desenvolve graças a obra de Trubar, Dalmatin, Krelj, Bohoric e outros, sendo impressos uns 50 livros entre 1550 e 1598. A Contra-reforma deteve a expansão e codificação da língua escrita, mas no século XIX formas literárias foram implantadas e adotadas pelos intelectuais eslovenos.

No século XX, os planificadores da língua tiveram de enfrentar vários problemas, incluindo o bilinguismo, a heterogeneidade das variantes dialetais e o contraste entre as aproximações teóricas e as considerações práticas. Fruto dessa complexidade é a co-existência de dois sistemas fonológicos autorizados: um com distinções tonais e outro sem distinções tonais; o primeiro é típico em determinados dialetos e o segundo em outros.

Dados

O esloveno literário normativo é a língua oficial da Eslovênia, sendo a língua nativa de cerca de 2,2 milhões de pessoas na Eslovênia e regiões fronteiriças da Itália, Áustria e Hungria. Há cerca de 400.000 falantes em comunidades emigradas na Argentina, Canadá, Croácia, Estados Unidos, Sérvia e Montenegro. A palavra esloveno (slovenščina) é usada para definir a língua desde o princípio do século XIX.

Dialetos

Geralmente se aceita, mesmo que seja difícil de demonstrar, que o esloveno é único dentre as línguas eslavas devido a heterogeneidade de seus dialetos, especialmente devido ao tamanho reduzido da região ocupada pelos falantes de esloveno. Devido a esta diversidade há uma falta de inteligibilidade mútua entre eles. Alguns estudiosos falam de 36 e até 46 dialetos e sub-dialetos.

  • Principais dialetos
    • Carintio, no extremo norte da Eslovênia, sul da Áustria, pequena região no nordeste da Itália.
    • Litorâneo, oeste da Eslovênia, região fronteiriça da Itália com a Eslovênia, incluindo Trieste.
    • Rovtarsko, região central da Eslovênia.
    • Alto Carniolo, região centro-norte da Eslovênia, incluindo a capital Ljubiljana.
    • Carniolo interior, região sudoeste da Eslovênia, próxima ao golfo de Veneza.
    • Baixo Carniolo, região sudeste da Eslovênia.
    • Kocevje, região de Kocevje, no sudeste da Eslovênia.
    • Estírio, região nordeste da Eslovênia.
    • Estírio-Panônio (Prekmuro), extremo nordeste da Eslovênia, regiões fronteiriças da Áustria e Hungria.

Escrita

O esloveno utiliza o alfabeto latino, com exceção das letras Q, X, W e Y, que são usadas somente para grafar nomes e fórmulas estrangeiras, e acrescido das letras Č, Š e Ž.

Gramática

A língua eslovena possui três gêneros: masculino, feminino e neutro; e três números: singular, plural e dual, sendo este último restrito a pronomes, adjetivos e verbos.

Os números 1 e 2 possuem gêneros: 1 ed/en (masc.), ena (fem.); 2 dva (masc.), dve (fem./neutro); 3 a 10: tri, štiri, pet, šest, sedem, osem, devet, deset; 11 enajst, 12 dvanajst, 13 trinajst, 20 dvajset, 30 trideset, 40 štirideset, 100 sto.

Os pronomes pessoais são:

  • Singular 1ª pes. jaz, 2ª pes. ti, 3ª pes. on/ona/ono
  • Dual 1ª pes. midva, 2ª pes. vidva, 3ª pes. onadva
  • Plural 1ª pes. mi, 2ª pes. vi, 3ª pes. oni/one/ona

A ordem da frase é sujeito, verbo e objeto.

Ver também

Ligações externas