Máquina do governo
A expressão máquina do governo significa as estruturas e processos de governo interconectados, tais como as funções de responsabilidade dos ministérios e secretarias no poder executivo. A expressão é particularmente usada no contexto de mudanças no sistema de administração pública vigente, onde diferentes elementos da máquina1 são criados. No Brasil, "máquina do governo" é quase sempre sinônimo de burocracia.
Histórico [editar]
A expressão parece ter surgido com John Stuart Mill, em Considerations on Representative Government2 de 1861. Foi notavelmente utilizada em uma transmissão de rádio pelo presidente Franklin Delano Roosevelt3 em 1934, comentando o papel da National Recovery Administration (NRA) no desenvolvimento do New Deal. Alguns governos nacionais como os da Austrália, Canadá, África do Sul e Reino Unido ado(p)taram a expressão oficialmente.
No Brasil, a expressão possui uma conotação quase sempre negativa, empregada em referência ao poder exercido pelo estado e sua burocracia contra o cidadão comum, e em prol dos protegidos pelo governante de plantão.
Referências
- ↑ Por exemplo, um comunicado divulgado pelo governo do Reino Unido em 5 de maio de 2006, sob o título Machinery of Government changes, anuncia a criação de um novo departamento do Governo Britânico. Acesso em 12 de junho de 2006
- ↑ Mill, J.S. (1861). Considerations on Representative Government, Capítulo V. ISBN 0-7661-8898-1. Texto acessado na University of Texas em Austin: Mill. Acesso em 12 de junho de 2006
- ↑ Roosevelt, F.D. Fireside Chat. Transmitido originalmente em 30 de setembro de 1934. Acessado no Mid-Hudson Regional Information Center FDR. Acesso em 12 de junho de 2006
Ligações externas [editar]
- Máquina do governo cresce em 11 Estados por Ricardo Brandt e Fausto Macedo. Em O Estado de São Paulo. Acessado em 20 de setembro de 2007.
- Máquina sem governo por Elmar Bones. Em Jornal Já. Acessado em 20 de setembro de 2007.