Mário Fofoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Mário Fofoca
Personagem de Cassiano Gabus Mendes
Outro(s) nome(s) Mário Cury [1]
Origem  Brasil
Sexo Masculino
Espécie Humano
Criado por Cassiano Gabus Mendes
Seriado(s) Mário Fofoca
Temporada(s) 1
Primeira aparição Elas por Elas
Última aparição Ti Ti Ti
Interpretado por Luis Gustavo
IMDb IMDb
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Mário Fofoca foi um detetive cômico criado por Cassiano Gabus Mendes para a telenovela Elas por Elas, produzida e exibida pela Rede Globo em 1982. Interpretado pelo ator Luís Gustavo, o personagem inicialmente participaria apenas dos primeiros capítulos da telenovela, morrendo logo no início da trama. Sua caracterização como um detetive desajeitado e com vários tiques nervosos, usando sempre um terno xadrez e uma gravata espalhafatosa, entretanto, acabou sendo bem-recebida pelo público e o personagem secundário permaneceu por toda a trama, ganhando no ano seguinte uma série e um filme próprios[2] [1] [3] [4] . Sua principal característica são as trapalhadas, sempre seguindo palpites errados; porém, no final, descobre a verdade.

Elas por Elas[editar | editar código-fonte]

Previsto para participar apenas do início da trama, o personagem foi bem recebido pelo público e sua participação estendida. No início da trama, Mário é contratado pela personagem Márcia, interpretada por Eva Wilma, para investigar quem teria sido a amante de seu marido, Átila, antes dele falecer. Márcia, entretanto, acaba se vendo atraída pelo detetive e tenta seduzi-lo[4] .

Mário tem no advogado René, interpretado por Reginaldo Faria, um amigo e ajudante. No decorrer da trama, ambos se veem envolvidos num "quadrado amoroso" envolvendo os dois, Márcia e a personagem Cláudia, interpretada por Christiane Torloni. Cláudia é apaixonada por René, mas este se envolve com Yeda, filha de Márcia e herdeira de uma grande fortuna, na qual está interessado. Mário, apaixonado por Cláudia, não percebe as investidas de Márcia e se vê sendo usado pela primeira para provocar ciúmes em René[4] .

Após lhe ser revelada a identidade da amante de Átila — Wanda, irmã de Mário, interpretada por Sandra Bréa — Mário fica arrasado por ter sido incapaz de desvendar o mistério para o qual havia sido contratado para resolver. Wanda revela toda a verdade a Márcia, que, vendo que Mário seria "puro demais" para uma mulher como ela, desiste de se envolver com ele[4] .

Aventuras próprias[editar | editar código-fonte]

Após a telenovela Elas por Elas, o sucesso do personagem motivou a produção de seu próprio filme, As Aventuras de Mário Fofoca, lançado em 1983 com roteiro de Cassiano Gabus Mendes, Carlos Lombardi e Adriano Stuart; direção do próprio Adriano Stuart; e estrelado por Luis Gustavo, Sandra Bréa, Julia Lemmertz e Maria Luiza Castelli[2] [1] .

Ainda em 1983 ganhou um seriado homônimo, cuja exibição dominical se estendeu por cinco meses, às 17:00 e totalizando dezessete episódios[2] . No primeiro, escrito por Cassiano Gabus Mendes, Mário se muda de São Paulo, cenário de Elas por Elas, para o Rio de Janeiro, onde passou a protagonizar suas tramas[2] [1] [5] [3] .

A ênfase era dada às trapalhadas do detetive. Para isso, a produção optou por manter nos episódios momentos espontâneos das gravações, como o instante em que Luís Gustavo puxa a persiana do escritório de Mário Fofoca e ela cai sobre si. Apesar de todo o riso de toda a equipe, a cena acabou sendo exibida[2] .

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Mário Fofoca ainda seria "ressuscitado" em 1996, no humorístico Sai de Baixo. No episódio "Uma Morta Muito Viva", Mário Fofoca tenta investigar a suposta morte de Cassandra (Aracy Balabanian), um golpe para enganar o seguro. Ao fim do episódio, descobre-se que Vavá (Luis Gustavo) se fingiu de Mario Fofoca para assustar Caco, que planejara a fraude.

Em 2010, Mário Fofoca volta à televisão. O personagem reaparece no remake de Ti ti ti, obra de Maria Adelaide Amaral[6] .

Referências

  1. a b c d Mário Fofoca – 1983. InfanTV. Página visitada em 19-07-2010.
  2. a b c d e Mário Fofoca. Memória. Rede Globo. Página visitada em 19-07-2010.
  3. a b Curiosidade: Mário Fofoca, sucesso em Elas por Elas, ganhou seriado e filme. Video Show. Rede Globo (15 de novembro de 2009). Página visitada em 19-07-2010.
  4. a b c d Elas por Elas. Memória. Rede Globo. Página visitada em 19-07-2010.
  5. Luis Gustavo (ator). Memória. Rede Globo. Página visitada em 19-07-2010.
  6. Mário Fofoca, personagem marcante de Luis Gustavo, está de volta. Ti Ti Ti. Globo.com (13 de julho de 2010). Página visitada em 19-07-2010.